Calderano, o único não asiático nas quartas de final do Aberto da Coreia

Com duas vitórias por 4 a 0, brasileiro se classifica para enfrentar o chinês número três do mundo na disputa por vaga na semifinal. Torneio integra o “Grand Slam” da modalidade
Quatro coreanos, dois chineses, um japonês e… Hugo Calderano. O brasileiro é o único não asiático nas quartas de final da chave de simples do Aberto da Coreia do Sul de tênis de mesa. O torneio, nível platinum do Circuito Mundial, seria o equivalente ao Grand Slam, numa comparação com o tênis de quadra.
Para conquistar uma vaga entre os oito melhores, o número 10 do ranking mundial venceu as duas partidas que disputou nesta sexta-feira (20.07) por 4 sets a 0, sempre contra adversários asiáticos. O primeiro confronto foi contra Chen Chien-An (31º do mundo), de Taiwan, com parciais de 12/10, 11/9, 11/6 e 11/7.
Na sequência, encarou o sul-coreano Cho Seungmin (42º do mundo). O atleta da casa vinha com moral. Tinha acabado de eliminar o francês Simon Gauzy, parceiro de treino e de duplas de Hugo Calderano e atual número 11 do mundo.
Calderano, contudo, soube contornar o adversário e o barulho da animada torcida sul-coreana. O brasileiro abriu vantagem no primeiro set, permitiu o empate, mas teve tranquilidade para dominar e fechar a parcial em 11 x 7. Na segunda, Calderano mostrou poder mental e de reação. Chegou a estar perdendo por 9 x 5, igualou em 10 x 10 e virou para 13 x 11.
Novo equilíbrio no terceiro set, com Calderano sendo frio para fechar no momento decisivo em 11 x 9. Na última parcial, Calderano abriu 3 x 0 e obrigou o adversário a pedir tempo. Houve um momento de tensão quando Seungmin reagiu e empatou em 6 x 6. Mas, talvez nervoso pelo momento crucial da partida, o sul-coreano errou dois saques seguidos, vacilou numa recepção e se viu sem forças. Calderano completou cinco pontos em sequência e fechou em 11 x 6.
- Chave da fase final do torneio: Calderano entre os asiáticos
Reencontro
Nas quartas de final, Calderano encara o chinês Lin Gaoyuan, número 3 do mundo, na madrugada deste sábado. O confronto será a partir das 2h10 (de Brasília). O adversário certamente está mordido. Em março, no Aberto do Catar, os dois se enfrentaram na semifinal. Hugo venceu com autoridade, por 4 sets a 0, com parciais de 11/9, 11/8, 11/3 e 11/6. Naquela ocasião, Hugo era o número 15 do mundo e o chinês, o quarto colocado. Se conseguir reeditar uma vitória, Hugo jogará a semifinal poucas horas depois, contra o vencedor do confronto entre o chinês Liang Jingkun e o sul-coreano Lim Jonghoon.
Por Rede do Esporte