Programação ICBIE: Cinema Documental de 28 de julho a 19 de agosto de 2018.
A partir do último final de semana de julho ao penúltimo de agosto (de 28 de julho a 19 de agosto), o Instituto Cultural Brasil-Itália-Europa – ICBIE, no âmbito do projeto ICBIE Ponto de Cultura da Ribeira, realizará mais uma série de eventos e atividades culturais, dessa vez, voltadas para a temática “Cinema Documental”. Todos os eventos serão realizados na sede do Instituto, na Rua Júlio David, 57, no bairro da Ribeira, em Salvador, sempre com entrada franca. A programação, mais detalhada logo abaixo, promete reunir uma mostra cinematográfica documental, assim como oficinas de imagem e vídeo, mesas de debates, danças, teatro e muito mais.
Os documentários selecionados para a mostra tiveram a curadoria de Pietro Gallina que priorizou temas diversificados, porém sempre preocupado em trazer uma rica carga de conhecimento aos espectadores. Títulos tais como “Bahia de todos os Sambas”, “A História das Coisas”, “A Casa do Mestre André”, “Omolú – Dança, Ritual, Vida”, “O Mundo Segundo a Monsanto” fazem parte da programação. As exibições visam atender a todos os públicos, do infantil ao adulto. Vale ressaltar que no final de todas as projeções serão realizados debates e discussões sobre as respectivas temáticas destacadas.
As oficinas de captação de imagens e introdução à edição de vídeo estão previstas para serem realizadas em um total de seis encontros, e terão como facilitador Stefano Barbi Cinti, vídeo maker profissional e com uma longa experiência na televisão pública italiana (RAI) como vídeo repórter. As oficinas preveem participação gratuita, as inscrições estão já abertas e as 20 vagas disponibilizadas já quase todas preenchidas. O fruto do trabalho das oficinas será um vídeo documentário institucional do ICBIE, de autoria dos alunos.
O encerramento do evento Cinema Documental será realizado no dia 19 de agosto, um domingo, a partir das 17h, quando todos poderão apreciar o vídeo institucional, produto das oficinas de imagem e vídeo, além de degustar um delicioso café de agradecimento.
Onde: ICBIE – Rua Júlio David, 57 – Ribeira
Contatos: (71)3207-7717 – 3022-9997
Email: icbie.br@gmail.com
Facebook: Icbie Salvador
Blog: www.icbie.net
WhatsApp: (71)982638133
PROGRAMAÇÃO
Sábado, 28 de julho:
18h30 – Projeção e debate do documentário Bahia de todos os Sambas – duração 1h e 40’
Sinopse:
Entre 23 e 31 de Agosto de 1983, no ‘circo Massimo’, em pleno Foro Romano, deu-se um evento musical inigualável. Dorival Caymmi, João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Nana Caymmi, Batatinha, Armandinho entre outros, se apresentaram durante nove noites sucessivas para uma imensa platéia em Roma. O material filmado contém registro dos bastidores, antes e depois das apresentações, ensaios, documentação do ‘show’ de capoeira e samba de roda pelo grupo Viva Bahia na Piazza Navona, e muitas outras atrações.
Domingo, 29 de julho:
16h às 19h – 2a oficina de captação de imagens e introdução à edição de vídeo;
Sexta-feira, 03 de agosto:
Projeção e debate de documentários para o público infantil:
10h30 – A Casa do Mestre André – duração 15’
Sinopse: Dois palhaços estão tocando na praça e um guarda leva os seus instrumentos por ser proibido tocar lá. Duas crianças querem ajudá-los e os levam até a casa do Mestre André, um inventor de instrumentos musicais feitos de materiais reciclados. Fornecidos de instrumentos novos, os palhaços voltam para tocar na praça e dessa vez o guarda não resiste à música e acaba dançando com todos
Sábado, 04 de agosto:
15h às 18h – 1a oficina de captação de imagens e introdução à edição de vídeo (inscrição antecipada por email);
10h – A História das Coisas – duração 20’
Sinopse: Narra o processo de produção de bens materiais, desde a matéria prima extraída da natureza até seu destino final e reciclagem. Revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.
18h – Apresentação de dança com Talita Sueli e Luque Henry;
18h40 – Projeção e debate do documentário Omolú – Dança, Ritual, Vida – duração 20’
Sinopse: Augusto Omolú (1962 – 2013) nasceu em Salvador, Bahia, e cresceu dentro do mundo religioso do Candomblé, onde foi ogan (assistente cerimonial). Começou a dançar em 1976 com o ensemble Viva Bahia, dirigido por Emília Biancardi. Depois de estudar balé clássico e dança moderna, ingressou no Balé Castro Alvesonde foi desde 1982 responsável por um curso de “técnica afro-brasileira”. Durante os anos de 1983-1985, ele criou e dirigiu a empresa Chama, trabalhando como dançarino e coreógrafo. Colaborou com a ISTA (Escola Internacional de Antropologia Teatral) em 1994 e em 2002 se juntou a Odin Teatret como ator. Ministrou oficinas de dança Orixá para estudantes de dança e teatro ao redor do mundo e fez coreografias para companhias de balé e dança moderna no Brasil, Dinamarca e Itália.
Por Ascom / ICBIE