Seleção de natação embarca neste sábado para disputa do Parapan-Pacífico

Equipe nacional terá 15 nadadores, entre eles o multimedalhista Daniel Dias. Competição será disputada na Austrália, entre 9 e 13 de agosto
A Seleção Brasileira de natação paralímpica viaja neste sábado (28.7) para a Austrália. A equipe, composta por 15 nadadores, sete dos quais medalhistas nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, participa do Parapan-Pacífico da modalidade, na cidade de Cairns, de 9 a 13 de agosto. De olho em uma adaptação mais eficiente ao fuso-horário australiano (são 13 horas de diferença), a equipe nacional terá uma programação diferenciada.
A começar pelo período de adaptação. Serão dez dias de treinamento na piscina Tobruk Memorial, a fim de minimizar os efeitos do longo voo até a Oceania e também de acostumar os atletas à diferença horária. Recomenda-se usualmente um dia de adaptação para cada hora de diferença de fuso.
“Será um período importante pela diferença do fuso-horário entre Brasil e Austrália. Faremos a aclimatação de modo que o corpo se acostume e também que a gente faça os últimos ajustes técnicos de treino antes da competição. A preparação do ano foi feita para o Parapan-Pacífico, então agora será importantíssimo acertar detalhes, ritmo, para os atletas terem um bom desempenho”, disse Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação paralímpica brasileira.
Bicampeão da World Series do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), o paulista Daniel Dias é o principal destaque da delegação nacional. O atleta, da classe S5, está inscrito em sete provas: 50m,100m e 200m livres, 50m costas, 50m borboleta e dois revezamentos – 4 x 100m livre 34pontos e 4 x 50m livre 20pts.
O Parapan-Pacífico de natação acontece de quatro em quatro anos. A última edição foi em 2014 na Califórnia, nos Estados Unidos. Apenas Austrália, Japão, Canadá e Estados Unidos podem sediar a competição e a organização do evento fica a cargo de seus comitês paralímpicos nacionais (NPC’s, sigla em inglês). Ao todo, 19 países participam do evento.
Por Comitê Paralímpico Brasileiro