Morre Dom Celso, ex-Bispo de Vitória da Conquista
Com muito pesar a Arquidiocese de Teresina comunicou o falecimento do Arcebispo Emérito, Dom Celso José Pinto da Silva.
Dom Celso nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1933. Nomeado pelo Papa João Paulo II, com o lema “Para Servir”, tomou posse como 5º Arcebispo Metropolitano de Teresina no dia 1º de maio de 2001, onde ficou por sete anos. Antes, Dom Celso José passou pelas Arquidioceses do Rio de Janeiro e de Vitória da Conquista. Após se tornar bispo emérito, ele escolheu continuar a servir e a viver em Teresina.
Nesta madrugada (28), ele faleceu após passar mal e sofrer uma parada cardíaca na Casa do Clero. Dom Celso José completaria 85 anos no próximo mês. Após receber assistência do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi levado para o Hospital de Urgência de Teresina, mas veio a óbito.
Dom Celso José foi um verdadeiro missionário de Deus, fiel servo e anunciador da Palavra. Homem do diálogo e zeloso com as coisas de Deus.
O Velório e o sepultamento serão na Catedral Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, Centro de Teresina.
ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA MANIFESTA CONDOLÊNCIAS À ARQUIDIOCESE DE TERESINA PELO FALECIMENTO DE DOM CELSO JOSÉ PINTO DA SILVA, ARCEBISPO EMÉRITO DE TERESINA. |
Nossa Arquidiocese de Vitória da Conquista vem, através desta, manifestar a Vossa Excelência Dom Jacinto e à Arquidiocese de Teresina, profundo pesar pelo falecimento de seu Arcebispo Emérito Dom Celso José Pinto da Silva, ocorrido na madrugada desta sexta-feira, 28 de setembro de 2018. Dom Celso foi Bispo Diocesano de Vitória da Conquista pelo período de 20 anos, como seu 3° Bispo. Aqui, esse Bom Pastor, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres manteve esta Igreja Particular inserida nos processos e contextos históricos de seu tempo. Dentre tantas iniciativas e realizações, destacamos a celebração do Primeiro Sínodo Diocesano, em 1997, que dotou a Igreja Particular de Vitória da Conquista de sua própria legislação. Enaltecemos também o seu trabalho junto às populações rurais. Assumimos como nossas, suas palavras pronunciadas em nota ao anunciar a passagem de Dom Celso para a Casa do Pai: “como um verdadeiro missionário de Deus, fiel servo e anunciador da Palavra”. Ele buscou, de fato, ser coerente ao seu lema episcopal: “Para Servir”. Assim, em nosso nome pessoal, em nome do Clero, dos religiosos e religiosas, e dos fiéis de modo geral desta Arquidiocese de Vitória da Conquista, enviamos nossa saudação fraterna e asseguramos nossas orações a Vossa Excelência e à Arquidiocese de Teresina. Subscrevemo-nos fraternalmente no Senhor, Vitória da Conquista, 28 de setembro de 2018. Dom Luís Pepeu, OFMCap. Arcebispo de Vitória da Conquista |
Por Arquidiocese de Vitória da Conquista