Quarteto misto garante primeiro pódio do Brasil nos “Jogos da Igualdade”

Seleção conquistou a medalha de prata no revezamento 4 x 100m livre, com Lucas Peixoto, Ana Carolina Vieira, André Calvelo e Rafaela Raurich
Os Jogos Olímpicos da Juventude são marcados pela difusão de valores humanos. Na edição de 2018, os jovens estão vivenciando diretamente a bandeira da igualdade. Pela primeira vez, um megaevento esportivo reúne o mesmo número de meninos e de meninas: são 2.006 homens e 2.006 mulheres. A proposta não fica só no campo das ideias, mas nas disputas. E foi justamente numa prova que une meninas e meninos que o Brasil conquistou, neste domingo (07.10), a sua primeira medalha nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, na Argentina.
Lucas Peixoto, Ana Carolina Vieira, André Calvelo e Rafaela Raurich conquistaram a medalha de prata no revezamento 4x100m misto. Os atletas recebem o apoio financeiro do programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. O pódio foi garantido com o tempo de 3min30s13. O título ficou com a Rússia, que cravou 3min28s50. Completou o pódio a equipe chinesa, com 3min30s45.
“Acho muito bom um grande evento como este ter uma visão de igualdade de gênero. Essa medalha, além de ter significado importante junto com os meninos, acaba motivando também a natação feminina brasileira a sonhar com grandes resultados”, disse Rafaela Raurich.
O clima de união é perceptível nos bastidores, treinos e antes das provas. “A nossa relação é boa porque a gente já se conhece de bem antes. Somos amigos e já participamos de outras convocações. Por isso, acredito que foi um revezamento bem entrosado e a nossa vontade de vencer era sincera”, avaliou Calvelo.
Lucas Peixoto foi o primeiro a pular na piscina. Ele entregou o revezamento na segunda colocação. Em seguida, Ana Carolina entrou e, ao dividir a raia com boa parte de homens, terminou em oitavo lugar. Calvelo entrou na água com a missão de diminuir a diferença. Ele passou para Rafaela em segundo lugar. Ela manteve a performance e garantiu a primeira medalha do Brasil em Buenos Aires.
“Nós optamos pela mesma formação das classificatórias. Sabíamos que se a gente repetisse a fórmula iríamos garantir um pódio. A tática foi bem estudada e deu certo. Eu sempre acreditei que a melhora de tempo de cada iria definir o resultado final”, acrescentou Lucas Peixoto. Nas eliminatórias, disputadas na manhã deste domingo, o quarteto brasileiro registrou o melhor tempo. Foram quase três segundos mais rápidos do que os adversários.
Eternizar o momento
Há quatro anos, quando os Jogos foram disputados em Nanquim, na China, a primeira medalha do Brasil também veio da natação. Ao repetir o resultado, os nadadores esperam que a performance vire tradição. Antes de entrar na final, os quatro fizeram uma espécie de pacto. Se tudo saísse como planejado, eles iriam eternizar o momento na pele.
“Falamos que se a gente ganhasse uma medalha iríamos fazer uma tatuagem com os aros olímpicos, para eternizar o momento. Assim, nunca vou esquecer dessa conquista ao olhar para a tatuagem durante os treinos e espero que esse símbolo vire motivação”, disse Calvelo. Rafaela e Lucas adiantaram que as mães não devem deixar eles marcarem a pele.
Outros brasileiros.
No primeiro dia de provas da natação, outros brasileiros não conseguiram avançar nos Jogos. Fernanda Goeji terminou os 100m costas em quinto em sua bateria, com o tempo de 1min02s48, ficando em nono lugar geral. Os oito melhores tempos avançavam para a semifinal. Maria Luiza Pessanha terminou a bateria em sexto, com 1min03s. Na prova masculina, Vitor Pinheiro encerrou a sua participação deste domingo em quinto, com 1min02s69 nos 100m peito. Na classificação geral ficou em décimo.
Nesta segunda-feira (08.10) haverá o segundo dia de disputas na natação. Serão seis brasileiros no Parque Aquático de Buenos Aires.
Confira a programação dos brasileiros nesta segunda-feira (08.09)
Ana Caroline Vieira – 100m livre
Rafaela Trevisan Raurich – 100m livre
Maria Pessanha – 200m borboleta
Murilo Sartori – 200m livre
Lucas Peixoto – 200m livre
Revezamento 4x100m livre masculino
Por Rede do Esporte