Brasil fecha etapa de Miami da Copa do Mundo de vela com ouro, prata e bronze

A dupla Martine Grael e Kahena Kunze conquista ouro e Fernanda Oliveira e Ana Barbachan terminam em terceiro na classe 470 feminina
O ano de 2019 começou com ótimo resultado para a Equipe Brasileira de Vela. O país fechou a primeira grande competição do calendário com três pódios na etapa de Miami da Copa do Mundo da World Sailing (Federação Internacional de Vela). No domingo (03.02), Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan conquistaram a medalha de bronze na classe 470 feminina. No sábado, Martine Grael e Kahena Kunze foram ouro na 49erFX, e Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino ficaram com a prata – primeira medalha do Brasil na história da Nacra 17.
Na 470 feminina, após uma semana consistente no top 10 da classificação, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan entraram na regata da medalha na quarta colocação no geral. Velejando em ventos fracos, as brasileiras se mantiveram o tempo todo no pelotão da frente. Na descida do último popa, consolidaram a segunda posição na prova, suficiente para garantir um lugar no pódio, com 64 pontos perdidos, um ponto à frente da atual campeã olímpica, a britânica Hannah Mills, que ficou em quarto ao lado de Eilidh McIntyre.
Para chegar ao ouro, Martine Grael e Kahena Kunze precisavam tirar uma diferença de 12 pontos em relação às neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech. Conseguiram de forma brilhante. “Nosso objetivo era ter uma largada limpa e tivemos sucesso nessa saída”, disse Martine.
Com o vento fraco, as brasileiras não arriscaram na largada e velejaram quase sempre pelo lado esquerdo da raia. Terminaram em segundo lugar na prova, somando 58 pontos perdidos no geral. As neozelandesas ficaram em nono lugar (60 p.p.). “Foi difícil decidir para que lado da raia ir, mas fizemos uma boa regata”, acrescentou Kahena.
Na Nacra 17, Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino subiram pela primeira vez no pódio de uma etapa da Copa do Mundo. A dupla velejou com consistência na regata da medalha, acabando em terceiro lugar e somando 58 pontos perdidos na classificação geral. Os brasileiros ficaram à frente dos campeões olímpicos Santiago Lange e Cecilia Carranza Saroli, da Argentina, que levaram o bronze (72 p.p.). Prata nos Jogos Rio 2016, os australianos Jason Waterhouse e Lisa Darmanin dominaram a prova decisiva e conquistaram o ouro (50 p.p.).
O Troféu Princesa Sofia será a próxima competição de classes olímpicas do calendário, a partir de 29 de março, em Palma, na Espanha.
RESULTADOS COMPLETOS DO BRASIL NA COPA DO MUNDO DE MIAMI:
49er FX
1 – Martine Grael e Kahena Kunze (BRA), 58 pontos perdidos
2 – Alexandra Maloney/ Molly Meech (NZL), 60 p.p.
3 – Chalotte Dobson/ Saskia Tiden (GBR), 63 p.p.
Nacra 17
1 – Jason Waterhouse/ Lisa Darmanin (AUS), 50 p.p.
2 – Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino (BRA), 58 p.p.
3 – Santiago Lange/ Cecilia Carranza Saroli (ARG), 72 p.p.
470 feminina
1 – Frederika Loewe/ Anna Markfort (ALE), 60 p.p.
2 – Fabienne Oster/ Anastasiya Winkel (ALE), 62 p.p.
3 – Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan (BRA), 64 p.p.
Finn
13 – Jorge Zarif, 76 p.p.
Laser Radial
21 – Gabriela Kidd, 215 p.p.
49er
23 – Marco Grael/ Gabriel Borges, 174 p.p.
RS:X feminina
29 – Bruna Martinelli, 169 p.p.
Laser
56 – João Pedro Souto de Oliveira, 170 p.p.
Por Confederação Brasileira de Vela