Wagner Moura lança ‘Marighella’ no festival de Berlim e posa com placa de Marielle Franco

Filme foi aplaudido de pé após primeira exibição em Berlim. Ainda não há previsão de quando será exibido nos cinemas brasileiros.
Wagner Moura levou uma placa com o nome da vereadora carioca Marielle Franco ao tapete vermelho do Festival de Berlim. Seu primeiro filme como diretor, “Marighella” estreou na sexta (15) e foi aplaudido de pé.
Na estreia do filme, Seu Jorge, que vive o guerrilheiro, Bruno Gagliasso e Humberto Carrão estavam presentes.
Cinebiografia de Marighella

Elenco de ‘Marighella’ e o diretor Wagner Moura no tapete vermelho do Festival de Berlim — Foto: Tobias Schwarz/AFP
Inspirado na biografia escrita pelo jornalista Mário Magalhães, o filme foca nos últimos cinco anos de vida do escritor, político e guerrilheiro, de 1964 até sua violenta morte em uma emboscada em 1969.
A ideia de fazer o filme partiu de um desejo de Moura e de sua amiga Maria, neta de Marighella, que também atua no filme. “Meu primeiro instinto foi produzir o filme porque eu queria que existisse um filme sobre Marighella, mas comecei a pensar que dirigir era algo que eu já estava interessado”, contou o diretor ao site da revista “The Hollywood Reporter”.
“Eu não recomendaria um projeto tão difícil para um primeiro filme. porque há muitas implicações políticas sobre fazer um filme sobre Marighella, especialmente hoje no Brasil.”
Mesmo assim, Moura seguiu com o projeto que foi filmado entre o final de 2017 e fevereiro de 2018. A produção de 155 minutos custou R$ 10 milhões. A previsão de estreia no Brasil é em 2019, mas o mês não foi divulgado ainda.

Seu Jorge e o diretor Wagner Moura no set de ‘Marighella’. Filme estreia no Festival de Berlim 2019 — Foto: Divulgação
O diretor elogia Seu Jorge como personagem principal: “Sua performance no filme é alucinante. Eu precisava de alguém em quem pudesse confiar no set como ator, e eu não poderia ter feito uma escolha melhor”, disse ao site. Ele também deixou claro que nunca pensou em atuar no filme, mesmo com a pressão dos distribuidores e produtores.