Dois árbitros brasileiros de wrestling são convocados para os Jogos Pan-americanos 2019

Escolha representa o crescimento e amadurecimento da modalidade no país
O árbitro olímpico wrestling Eduardo Paz Gonçalves e a árbitra internacional Gisele Sabrina Lucas da Silva foram convocados para integrar o seleto corpo de arbitragem dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. A dupla convocação demonstra o avanço da modalidade fora dos tapetes e aumenta a chances de o Brasil ter representantes no apito nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
“Isso mostra que nossa arbitragem passou a ser reconhecida internacionalmente. Chegar a categoria máxima da arbitragem internacional e ter participado dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro não foi por acaso e sim fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela CBW ao longo dos últimos anos”, vibrou Eduardo Paz Gonçalves, responsável pela arbitragem no país.
Mais uma prova do reconhecimento da arbitragem brasileira é a nomeação para cargos importantes em torneios internacionais. Se antes, os juízes brasileiros eram convocados apenas para apitar combates, cada vez mais Eduardo é convocado para ser delegado da competição, ou seja, entre outras coisas responsável por comandar todos os árbitros do torneio. Na última semana, o juiz olímpico brasileiro foi delegado no Torneio Internacional Cerro Pelado 2019, tradicional competição cubana. O grau de exigência para comandar um combate em torneio internacional é alto, mas as atribuições de um delegado são maiores.
“Venho há alguns anos trabalhando como delegado de arbitragem em competições internacionais. As principais atribuições são de coordenar as áreas de lutas, verificar se todos estão em conformidade com as regras da competição, se todas as licenças e autorizações estão em dia, avaliar as instalações competitivas, coordenar a arbitragem nas áreas de lutas e checar os desafios de vídeos e aplicar a pontuação correta. É uma responsabilidade muito grande”, explicou Eduardo.
Nos Jogos Pan-americanos de Lima 2019, Eduardo e Gisele entram em ação 7 a 10 de agosto.
Por Confederação Brasileira de Wrestling (CBW)