Paróquia de Iguaí completa 50 anos de criação

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Iguaí, completa hoje, 5 de março, 50 anos de sua criação. No entanto, segundo relatos de uma antiga moradora, Eulinda Freire Miranda, que também é Ministra da Eucaristia, em seu livro, lançado recentemente, “Memórias da vida…”, ela começou a ser implantada nessas terras, a partir da chegada do casal Bráulio Clementino de Novaes e de sua esposa, Maria Ribeiro de Novaes, em 1929. Esse mesmo relato já havia sido publicado anteriormente pelo site Iguaí Mix.
Em um trecho do seu livro, em que fala desse período, ela declarou: “Pouco tempo depois, vieram Bráulio Clementino de Novaes e sua esposa Maria Ribeiro de Novaes (Dindinha Binha), com seus treze filhos. E, como casal católico, começou a se reunir nas residências de católicos para orações, como na residência de João Ribeiro, que se localizava na Praça Juracy Magalhães, depois construíram uma capela nas Piabas, onde o Padre Honorato Nascimento celebrava missas.
Já em 1935, começou construção da primeira Capela Católica, na atual Praça Manoel Novaes, também por iniciativa do casal Bráulio Clementino de Novaes e Maria Ribeiro de Novaes (Dona Binha), contando com a colaboração dos moradores da época, em terreno doado pelo Senhor Ramiro Matos.
A construção da Igreja Matriz foi iniciada em 15 de outubro de 1963. “Contou com o apoio incansável de Maria Ribeiro de Novaes (Dona Binha), que foi a principal incentivadora do projeto, e também com a boa vontade de toda a comunidade”, segundo Eulinda Freire Miranda.
Ha 50 anos, em 5 de março de 1969, finalmente, a Igreja Católica de Iguai foi elevada a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. e concluída, com muito esforço, sendo inaugurada por D. Climério de Almeida Andrade, segundo Bispo Diocesano de Vitória da Conquista, em 30 de dezembro de 1973.
Por este motivo, foi instituído o ano de 2019 como o “Ano Paroquial Jubilar de Ouro” para comemorar os 50 anos de criação e instalação da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O ápice das comemorações e homenagens pelo ano jubilar acontecerão de 11 a 20 de outubro deste ano, durante a Festa da Padroeira Municipal de Iguaí.

Padre Luiz Cláudio, atual pároco, ao lado do Arcebispo Arquidiocesano Dom Luiz Gonzaga Pepeu (Foto: Iguaí Mix)
Leia abaixo mensagem do Padre Luiz Cláudio, atual pároco de Iguaí, sobre esta data tão importante:
Ano Paroquial Jubilar de Ouro: Batizados e Enviados para missão.
Somos uma igreja de 2019 anos de missão, em 50 anos de criação e instalação. No dia 05 de março, fomos erigidos como Paróquia, pequena porção do povo de Deus, onde se vive a fé no Deus vivo e verdadeiro que é o nosso Perpétuo Socorro. Pedimos, neste dia, que a Mãe do Nosso Perpétuo Socorro, a Virgem Maria, que rogue a Deus neste dia de júbilo. Felizes e alegres celebramos nossa Missão rumo à eternidade, resgatando a memória dos católicos desta já amada Iguaí.
Feliz Jubileu de Ouro. Parabéns!
Padre Luiz Cláudio Pereira Veira – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.”
Por José Carlos Assunção Novaes