Treinamento de campo dá novo fôlego para categorias de base do wrestling

Período de treinamento no Rio reuniu 60 pessoas, entre atletas e treinadores, das cinco regiões do país
Aprendizado e desenvolvimento foram as palavras mais ouvidas durante o Treinamento de Campo Júnior de Wrestling. A ação, desenvolvida pela Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), capacitou de domingo (24.03) até esta quarta-feira (27.03) mais de 60 pessoas, entre treinadores e atletas. Um grupo com integrantes de 13 estados e do DF, com idade entre 18 e 20 anos, das cinco regiões do país, que se uniu no Centro de Treinamento do Rio de Janeiro, no Parque Olímpico da Barra.
Angel Torres, treinador-chefe da equipe brasileira de wrestling e responsável pelo estilo greco-romano no treinamento, celebrou o aumento de número de atletas na faixa etária e ressaltou a importância de iniciativas do tipo para as divisões de base.
As categorias de base são um processo importante na pirâmide esportiva e na evolução e manutenção de qualquer esporte. Além dos atletas que aproveitaram muito, poder ter os treinadores juntos é estratégico. Eles prestaram atenção no ensino tanto da parte teórica quanto da parte prática e, com certeza, isso vai servir como ferramenta para o trabalho diário deles em suas cidades”, afirmou o cubano Torres, há 10 anos trabalhando no Brasil.
Para o treinador búlgaro George Kalchev, que já realizou treinamentos de campo em mais de 32 países, a paixão dos jovens lutadores e a vontade de aprender foi o que mais o marcou. Kalchev também vai integrar a segunda edição do treinamento, de 14 a 17 de abril, logo após o Brasileiro Cadete 2019, dia 13, no Velódromo do Rio de Janeiro.
“Tentei passar o máximo de técnicas possíveis em diversas posições. Claro que são apenas quatro dias e os atletas não vão aprender do dia para a noite. Eles terão que praticar por pelo menos três ou quatro meses até os movimentos saírem naturalmente. Foram dias intensos, mas, mesmo cansados, todos fizeram questão de testar as técnicas. Com essa paixão e dedicação, o wrestling brasileiro não vai parar de crescer”, afirmou Kalchev, campeão mundial pela Bulgária na categoria até 57kg do estilo livre.
Por Comitê Olímpico do Brasil