Iguaí: PM continua realizando apreensões de aves no município
Na última semana, dias 30 de abril e 02 de maio, a Polícia Militar atuando no combate ao cativeiro e comercialização ilegal de aves silvestres no município de Iguaí e seu Interior, realizou uma grande apreensão de aves na região.
Durante o patrulhamento da PM na sede e no interior do município de Iguaí, constatou a existência das seguintes aves: 18 Papa-capins, 12 Canários da Terra, 01 Cabocolinho, 01 Azulão, 01 Chorão, 01 Pássaro Preto e 01 Trinca Ferro, todas da fauna silvestre e mantidas em cativeiro; além de 36 gaiolas, 03 armadilhas de captura em massa e 04 espingardas.
As aves foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Aves Silvestres do município de Iguaí-Ba, examinadas pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e após readaptação, tendo em vista que as aves chegaram ao Centro aparentemente debilitadas, serão devolvidas ao habitat natural.
De acordo com o Art. 29 da Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, é crime: matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, com pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.
Qualquer cidadão pode devolver voluntariamente as aves silvestres que mantém em cativeiro (sem sofrer punições), basta entregar na sede da APA – Serra do Ouro, localizada na Rua Zacarias Matos, s/n – Centro, no município de Iguaí-BA, que funciona todos os dias (para devolução voluntária de aves silvestres), das 7:00h às 18:00h.
Disque denúncia Inema: 0800-0711400
E-mail: denuncia@inema.ba.gov.br
Por Fonte de Beber Água