Semana da Cultura Cigana destaca a tradição na Bahia
Com o objetivo de fomentar e fortalecer a cultura do povo Cigano, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) realiza, no período de 24 a 30 de maio, no Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), no Pelourinho, em Salvador, o debate ‘Cultura Cigana em Foco’ em comemoração ao Dia Nacional do Cigano, comemorado na sexta-feira (24).
O evento contará com roda de conversa, que reunirá Gilson Dantas e Lêda Oliveira, lideranças calons, com mediação da coordenadora de culturas populares e identitárias do Centro, Cassi Coutinho (Doutora em História Social, pesquisadora do tema cigano), exposição e visita a bairro cigano no município de Camaçari, a 48 km de Salvador, onde também acontecerá uma roda de conversa.
Segundo o diretor André Reis, a Secult vem trabalhando para impulsionar o Centro, dando prioridade à valorização de povos, a exemplo dos indígenas, quilombolas e ciganos, entre outros. “O CCPI quer com este evento destacar a importância da cultura Cigana, realizando uma exposição em homenagem às mulheres Ciganas da Bahia e debatendo questões específicas que envolvem esta cultura”, disse.
A exposição em homenagem às mulheres ciganas da Bahia vai ressaltar a importância que a mulher possui na constituição do núcleo familiar cigano e na manutenção das tradições. Toda a riqueza das indumentárias, com seus acessórios e colorido típico das roupas, estarão retratados na mostra. Durante as rodas de conversa, os participantes também terão a oportunidade de falar sobre temas, como a identidade cigana e a tradição dos Calons na Bahia, além de debaterem sobre a resistência e lutas dos povos ciganos por políticas públicas.
Programação
Cultura Cigana em Foco – 24 a 30 de maio
Exposição A indumentária da mulher Cigana
Data: 24 a 30 de maio de 2019, 09h00 a 17h30
Local: Centro de Culturas Populares e Identitárias
1ª Roda de conversa – Tema: A Identidade Cigana: Cultura e tradição dos Calons na Bahia
Data: 24 de maio de 2019, às 15h30
Participantes: Gilson Dantas e Lêda Oliveira (ciganos calons)
2ª Roda de Conversa – Resistência e lutas dos povos ciganos por políticas públicas
Data: 25 de maio de 2019
Local: Comunidade cigana de Camaçari-BA
*sujeita a alterações
Por Ascom/ Secult