Barbara Domingos vence o individual geral do Brasileiro de ginástica rítmica
Competição foi realizada no último final de semana na Arena Carioca 3, no Rio de Janeiro
Uma disputa entre duas estrelas da seleção brasileira reservou a principal atração da final do individual geral do Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Rítmica, disputado na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, no último final de semana.
Barbara Domingos, do Clube AGIR (Paraná), levou a melhor sobre sua companheira de seleção, Natalia Gáudio, da Escola de Campeãs (Espírito Santo), e ficou com o título do Individual Geral somente último aparelho. O clube de Barbara também levou o título por equipes.
“Estou muito feliz por ter conquistado meu quinto título brasileiro. Isso é um presente por todo esforço e dedicação que a gente faz, dia após dia. Tudo que tem muita dedicação e trabalho, tem uma recompensa no final”, afirmou Barbara, que também encarou o Brasileiro como uma preparação para os Jogos Pan-Americanos de Lima, que serão realizados entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, no Peru. “Esta competição está sendo uma parte importante da minha preparação para o Pan e independentemente de ter sido campeã, agora é a hora de colocar os pés no chão e voltar a trabalhar duro. O Pan é uma das minhas competições mais fortes do ano, junto com o Mundial do Azerbaijão. Tem muito trabalho pela frente ainda”, afirmou a ginasta.
Marcia Naves, treinadora de Barbara Domingos e do Clube AGIR, que ganhou o título geral por equipes, comemorou a conquista e o forte nível do Brasileiro. “A ginástica rítmica está crescendo. Antes tínhamos poucas representantes na categoria adulta. Agora, as meninas estão ficando mais tempo na modalidade. Temos meninas que vêm subindo do juvenil com muito talento. É muita felicidade ver esta conquista. A série de fita da Barbara foi muito boa e decisiva para a vitória”, disse Marcia.
Aparelhos
Na disputa por aparelhos, Natalia venceu três dos quatro e levou a melhor sobre a companheira de seleção: arco, bola e maças. O título da prova da fita ficou com Barbara Domingos.
“Este Brasileiro foi uma competição para testar algumas mudanças, principalmente na minha série de fita. No primeiro dia tive um erro justamente neste aparelho, mas na final deu tudo certo. São mudanças para subir a pontuação e melhorar a nota. Nas outras coreografias nem tem o que ajustar, pois deu tudo certo. Vimos que a evolução do Sul-Americano para cá foi muito grande, todas as minhas notas subiram”, afirmou Natalia, que já pensa agora em sua participação nos Jogos Pan-Americanos de Lima.
Resultados do Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Rítmica
Individual Geral
Adulto Nível I
1º Barbara Domingos (Clube AGIR/PR) – 71,800
2º Natalia Gáudio (Escola de Campeãs/ES) – 71,500
3º Geovanna da Silva (Clube Ítalo Brasileiro/ES) – 61,450
Adulto Nível II
1º Maria Beatriz de Souza (Happy Gym/RJ) – 43,700
2º Anna Luiza Santana (AGINAT/RN) – 42,850
3º Marcela Pinheiro (ADIEE/SC) – 42,800
Equipes
Adulto Nível I
1º Clube AGIR/PR – 144,050
2º Escola de Campeãs/ES – 143,150
3º Clube Ítalo Brasileiro/ES – 136,700
Por Comitê Olímpico do Brasil