Leonardo Lustosa é campeão mundial júnior na fossa olímpica

Brasileiro, beneficiado pelo Bolsa Atleta na categoria Internacional, faturou título inédito no ISSF World Championship Shotgun, em Lonato del Garda, na Itália
O brasileiro Leonardo Lustosa conquistou um resultado histórico para o país no ISSF World Championship Shotgun, em Lonato del Garda, na Itália, iniciado no dia 30 de junho e que prossegue até 11 de julho.
Nesta quarta-feira (03.07), Leonardo, beneficiado pela Bolsa Atleta na categoria internacional, sagrou-se campeão mundial júnior na prova da fossa olímpica e tornou-se o primeiro atleta do país na modalidade a conquistar este título em sua categoria.
A competição é a principal prova do calendário de 2019 e reúne os melhores atiradores de todo o mundo. Leonardo Lustosa fez uma excelente etapa classificatória e fechou com 121 pratos quebrados, resultado superior aos que ele vinha fazendo no Brasil.
Ao terminar em primeiro a fase classificatória com excelente score de 121/125, Leonardo avançou à final ao lado de cinco atletas da Finlândia, Turquia, Eslovênia, Itália e Cazaquistão. Nesta etapa, toda as pontuações foram zeradas e a disputa passou a ser eliminatória.
Leonardo, apesar de ter sofrido uma penalização, começou muito bem, na liderança, quebrando prato a prato, mas foi ultrapassado no decorrer da prova. Ainda assim, manteve-se sempre entre as três primeiras colocações.
Quando o atleta esloveno foi eliminado, conquistando o bronze da competição, Lustosa estava apenas um prato atrás de seu oponente, Matias Kidivu, da Finlândia. Mostrando grande preparo psicológico e controle emocional, o brasileiro manteve a sequência de acertos, enquanto o rival desperdiçou diversos disparos, o que levou Leonardo e o Brasil ao título inédito na Itália.
Por Confederação Brasileira de Tiro Esportivo