Na vela, Brasil lidera em cinco classes e está na zona de pódio em outras quatro

Nesta quinta-feira serão realizadas as últimas regatas da fase de classificação da modalidade na Baía de Paracas
Na reta final das disputas da vela nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, a equipe brasileira vai se consolidando como forte candidata às medalhas na Baía de Paracas. Nesta quarta-feira, 7.08, foram realizadas 35 regatas. O Brasil lidera em cinco das 11 classes e está na zona de medalhas em outras quatro. As regatas da fase de classificação terminam nesta quinta-feira. Na sexta estão agendadas as Regata da Medalha das classes RS:X masculino e feminino, Laser, Laser Radial, Nacra 17, 49er e 49er FX. Já no sábado é a vez das classes Fórmula Kite, Sunfish, Lightning e Snipe fecharem suas disputadas e definirem os campeões.
Confira o desempenho parcial de cada uma das embarcações brasileiras:
Marco Grael e Gabriel Borges (49er)
Os velejadores seguem na liderança da classe em Lima, com vantagem maior sobre os adversários. Grael e Borges somam 13 pontos perdidos, contra 27 dos irmãos argentinos Klaus e Yago Lange. Os canadenses Justin Barnes e Alexander Heinzemann estão em terceiro, com 29.
Kahena Kunze e Martine Grael (49erFX)
As atuais campeãs olímpicas venceram mais duas regatas das três realizadas nesta quarta, e ampliaram a vantagem na liderança da 49erFX. As brasileiras têm 11 pontos perdidos, contra 20 das americanas Margaret Shea e Stephanie Roble, e 24 das argentinas Sol Branz e Victoria Travascio, em terceira.
Brenno Francioli (RS:X masculino)
Após 11 das 12 regatas programadas para anteceder a Regata da Medalha, Brenno Francioli segue na quarta colocação na classificação geral, com 34 pontos perdidos. A primeira posição é do argentino Bautista Saudibet (18pp), seguido pelo americano Pedro Pascual (25pp), e depois pelo mexicano David Teran (31pp). Nesta quinta haverá a última regata da classe.
Patrícia Freitas (RS:X feminino)
O dia foi ótimo para Patricia Freitas. A brasileira venceu as três regatas do dia e pulou para a liderança, com 13 pontos perdidos. A argentina Celia Tejerina é a segunda colocada com 21 pontos, seguida pela peruana Maria bazo, com 24 pontos.
Bruno Fontes (Laser)
Após 8 das 10 regatas programadas, Bruno mantém a terceira posição na classificação geral, mas se aproximou dos líderes, agora com 22 pontos perdidos. O americano Charles Buckingham, com 20, assumiu a ponta, seguido pelo guatemalteco Juan Maegli, também com 20.
Gabriella Kidd (Laser Radial)
Mesmo desclassificada da primeira regata do dia, a brasileira Gabriella Kidd segue na sétima colocação na classificação geral da Laser Radial, com 50 pontos perdidos. A liderança da classe, agora, é da americana Charlotte Rose, com 13, que venceu as três regatas do dia. A canadense Sarah Douglas, com 17, está em segundo, com a uruguaia Dolores Moreira em terceiro, com 21 pontos perdidos.
Gabriela Nicolino e Samuel Albrecht (Nacra 17)
Apesar de uma desclassificação na primeira regata do dia, os brasileiros andaram muito forte nesta quarta, vencendo a segunda regata e chegando em segundo na última do dia. Com isso, assumiram a vice-liderança, com 23 pontos perdidos, após um descarte. A liderança é dos americanos Ana Weis e Riley Gibbs, com 16 pontos. Os argentinos Eugenia Bosco e Mateo Majdalani, agora estão em terceiro, com 24 pontos.
Bruno Lobo (Fórmula Kite)
Após 15 das 18 regatas programadas, Bruno abriu vantagem na liderança. O brasileiro venceu as três regatas da quarta-feira, dia 7, e soma 15 pontos perdidos, contra 20 do segundo colocado, o uruguaio Nicolas Landauer. O americano William Cyr está em terceiro, com 30.
Matheus Dellagnelo (Sunfish)
Após as três regatas do dia, Dellagnelo segue na vice-liderança na classificação geral, mas agora com o mesmo número de pontos do líder, o canadense Luke Ramsay, que soma 18 pontos perdidos. O americano Conner Blouin está em terceiro, com 28 pontos.
Claudio Bieckark, Gunnar Ficker e Isabel Ficker (Lightning)
Com duas vitórias e um segundo lugar nas regatas desta quarta-feira, o barco brasileiro assumiu a liderança na classificação geral da Lightning, com 16 pontos perdidos. Os argentinos Javier Conte, Paula Salerno e Ignacio Giammona, estão em segundo, seguidos pelos chilenos Felipe Robles, Paula Herman e Andrés Guevara.
Juliana Duque e Rafael Martins (Snipe)
Os brasileiros não foram bem nesta quarta, e acabaram caindo para a terceira colocação na classificação geral, com 29 pontos perdidos. A liderança é dos americanos Hallie Schiffman e Ernesto Rodriguez, com 17 pontos. Os uruguaios Florencia Parnizari e Ricardo Fabini estão em segundo, com 23 pontos perdidos.
Por Comitê Olímpico do Brasil