Darlan Romani conquista o vice-campeonato geral da Liga Diamante

Brasileiro conquistou a medalha de prata no arremesso do peso na etapa final do circuito, em Bruxelas, e também terminou como segundo colocado acumulado da competição
O catarinense Darlan Romani (Pinheiros) obteve nesta quinta-feira (5.09) um resultado histórico. Ele ficou com a medalha de prata na grande final do arremesso do peso da Liga Diamante, disputada na Praça De Brouckère, no centro de Bruxelas, na Bélgica.
Campeão brasileiro, sul-americano, ibero-americano, pan-americano e da Copa Continental, Darlan alcançou 22,15m em sua terceira tentativa. Com exceção do sexto arremesso, inválido, o brasileiro conseguiu uma prova muito regular: 20,29m, 21,61m, 22,15m, 21,34m e 21,81m.
O vencedor foi o neozelandês Tomas Walsh, atual campeão mundial, com 22,30m, que levou para casa o diamante e US$ 50 mil em prêmio. O campeão olímpico Ryan Crouser, dos Estados Unidos, terminou em terceiro lugar, com 22,08m.
A temporada de Darlan Romani tem sido excelente. Ele ocupa o segundo lugar no Ranking da IAAF, com 22,61m, novo recorde sul-americano, obtido em 30 de junho, em Palo Alto, nos Estados Unidos. Ele só está atrás de Ryan Crouser, que fez 22,74m em Long Beach, também nos Estados Unidos, em 20 de abril.
De Bruxelas, Darlan segue para León, na Espanha, onde fará a última fase de preparação para o Mundial de Doha, que será disputado de 27 de setembro a 6 de outubro, no Catar. Nesse período, ele terá as orientações do especialista cubano Justo Navarro, seu treinador há nove anos.
A 14ª e última etapa da Liga Diamante termina nesta sexta-feira (6.09), no Estádio de Bruxelas. O arremesso do peso abriu a competição, que define os últimos 15 campeões do circuito.
Por Confederação Brasileira de Atletismo