Iguaí: “Pedacinho de terra brasileira, hás de ser sempre vitoriosa”
Leia abaixo o discurso feito pela Profª Eulina Assunção Novaes (1923–2005) – primeira professora formada e nomeada pelo estado a atuar em Iguaí, onde chegou em 1948 – escrito no dia da emancipação do município, no ano de 1952.
“É a ti Iguaí, que me dirijo neste momento de intensa alegria. Não com palavras belas, não com frases coloridas, mas com as minhas simples palavras, brotadas do coração.
Sim Iguaí, dirijo-me a ti, neste momento em que vences mais uma etapa na tua existência.
Não pude me conservar calada neste instante de exaltação popular, e por isso resolvi dirigir a minha prece de gratidão e cantar contigo o teu hino de vitória.
Foste tu, Iguaí, o pedestal da minha vida de magistério, foste tu o meu primeiro abrigo.
Nem só os teus filhos têm o direito de saudar-te neste dia. És a terra da minha filha, por isso me julgo com o direito de dizer que és um pouco minha. Já tens também o teu lugarzinho em meu coração.
Lembro-me bem de quando aqui cheguei e quando pela primeira vez me dirigi às crianças de Iguaí. Foi o momento de maior felicidade, quando me encontrei num pequeno salão cheio de crianças, pois foi este o maior sonho de minha vida. Enfim, encontrei-me com a felicidade que tão ansiosa eu esperava.
Pedacinho de terra brasileira, hás de ser sempre vitoriosa, e hás de ser sempre abençoada por Deus.
Iguaí, 12 de dezembro de 1952″
Professora Eulina Assunção Novaes