Iguaí: Conheça as opções de turismo rural na Bahia para férias no campo
A economia da região até agora era marcada pela pecuária leiteira, mas vem ganhando destaque também no turismo rural. Uma das opções é o Hotel Fazenda Princesa Ester. A fazenda, produtora de cacau, fica a cerca de 7 quilômetros do centro da cidade e possui quarenta hectares de mata nativa preservada.
Além de trilhas, o hóspede pode conhecer de perto o cotidiano da fazenda, o manejo do gado e o processo de colheita. O espaço possui ainda piscina adulto e infantil, salão de jogos, espaço para eventos e restaurante exclusivo para os hóspedes.
O Hotel Fazenda Princesa Ester fica em Iguaí, no médio sudoeste da Bahia. Trilhas na mata nativa e turismo de experiência na plantação de cacau são principais atividades de lazer.
O projeto é coordenado pelo produtor rural Nelo Ferrari, que passou a se dedicar ao turismo depois de décadas trabalhando na aviação.
“Esta região é ótima para o turismo rural, de aventura e para o turismo ecológico. Iguaí tem uma quantidade de água diferenciada em relação a outras regiões da Bahia. E aqui o hóspede pode ter sossego e lazer, fazer uma imersão no campo e experimentar alimentos da roça”, afirma o produtor rural.
A fazenda fica a 18 quilômetros da Área de Proteção Ambiental Serra do Ouro. As cachoeiras estão a uma distância média de 7 a 27 km do hotel e o acesso pode ser feito de carro.
A fazenda possui oito apartamentos climatizados. A diária custa R$ 200 (individual) e R$ 250 (casal), incluindo o café da manhã. Crianças com menos de 5 anos não pagam e há preços diferentes para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. A reserva deve ser feita com antecedência. Iguaí fica a 110 km de Vitória da Conquista, a 150 km de Ilhéus e a quase 500 km de Salvador.
Em tupi-guarani, Iguaí significa “fonte de beber água”. A região possui 180 cachoeiras catalogadas.