Brasil estreia nesta quinta no Pré-Olímpico de basquete feminino, contra Porto Rico
Torneio em Bourges, na França, distribuirá três vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Depois da conquista dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no ano passado, quando quebrou um jejum que durava desde 1991, a seleção brasileira feminina de basquete estreia nesta quinta-feira (06) no Pré-Olímpico em Bourges, na França. Porto Rico é o primeiro adversário, às 14h, na disputa pelas três vagas disponíveis para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Em seguida, a equipe pega a França, no sábado (8), e a Austrália, no domingo (9).

Equipe brasileira tem no currículo recente a conquista do ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019. Foto: Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br
Diante de Porto Rico, o Brasil tem uma vantagem histórica: de 2009 para cá, já são seis vitórias em oito jogos. Os outros adversários, contudo, prometem dar mais trabalho. O Brasil encontrou a França em cinco ocasiões desde 2000, e venceu apenas uma vez. A última derrota foi ainda na primeira fase dos Jogos Rio 2016. Já contra a Austrália, a seleção brasileira conseguiu apenas uma vitória em 11 jogos, desde 1998.
As quatro seleções se enfrentarão em jogo único, cada uma realizando três partidas. Apenas a última colocada na chave não terá a classificação olímpica. O basquete em Tóquio contará com 12 seleções, sendo que os Estados Unidos, atual campeão mundial, e o Japão, país-sede, já estão garantidos. As outras dez vagas serão definidas pelas seletivas em Bourges, Belgrado (Sérvia) e Ostend (Bélgica).
Em Belgrado, estão no páreo Nigéria, Sérvia e Moçambique, além dos Estados Unidos. Em outra chave disputam China, Coreia do Sul, Grã-Bretanha e Espanha. Já em Ostend, entram em quadra Canadá, Suécia, Bélgica e Japão.
Bagagem
Além do título em Lima 2019, a equipe do técnico José Neto chega embalada pelo bronze na AmeriCup, e pelas vitórias em cima da Argentina e da Colômbia no Pré-Olímpico das Américas, que renderam a classificação para a seletiva mundial.
O basquete feminino brasileiro tem no currículo duas medalhas olímpicas. A primeira delas foi de prata, obtida pela geração de Hortência, Paula e Janeth, nos Jogos de Atlanta (EUA), em 1996. Em 2000, em Sydney, na Austrália, a equipe voltou ao pódio, com a medalha de bronze.
Em Tóquio, as disputas serão na Arena Multiuso de Saitama. A cidade fica a cerca de 30 km do centro da capital japonesa. A estrutura esportiva comporta até 21 mil espectadores, e costuma ser utilizada para competições, treinamentos, concertos, conferências e shows. A agenda olímpica prevê partidas entre 26 de julho e 9 de agosto.
Pré-Olímpico Mundial de Bourges
Data: 6 a 9 de fevereiro
Local: Bourges, França
Equipes: Brasil, França, Porto Rico e Austrália
Tabela de jogos (Horários de Brasília)
6 de fevereiro
14h – Brasil x Porto Rico
8 de fevereiro
16h30 – Brasil x França
9 de fevereiro
10h – Brasil x Austrália
Seleção brasileira:
Armadoras
Débora Costa – SESI Araraquara
Lays da Silva – Vera Cruz Campinas
Alana Gonçalo – Santo André
Alas/Armadoras
Tainá Paixão – Sampaio Basquete
Isabela Ramona – Sampaio Basquete
Patrícia Teixeira – Vera Cruz Campinas
Alas
Tatiane Pacheco – Sampaio Basquete
Raphaella Monteiro – Sampaio Basquete
Alas/pivôs
Damiris Dantas – Busan BNK Sum-KOR
Mariana Dias – Vera Cruz Campinas
Clarissa Santos – Asvel Lyon-FRA
Pivôs
Erika Souza – IDK GIPUZKOA UPV-ESP
Maria Carolina Oliveira – Pró-Esporte Sorocaba
Por Rede do Esporte