Trunfos do Brasileirão Feminino: Duda, do Cruzeiro
Aos 18 anos, a jogadora foi artilheira da equipe na última temporada e agora quer brilhar na A-1
A idade pode enganar quando falamos de Maria Eduarda Ferreira Sampaio. Aos 18 anos, a meia-atacante foi o destaque do Cruzeiro logo em sua primeira temporada com a camisa celeste. Natural de Jequeri, em Minas Gerais, ela trilhou seu caminho com foco e determinação, terminando o ano como artilheira do grupo que foi vice-campeão do Brasileirão A-2. Agora o desafio é maior, mas Duda garante estar pronta.
– Minha expectativa é muito boa. Estou empolgada para começar a jogar, até por ser um campeonato mais disputado e com equipes mais preparadas, principalmente por se tratar da Série A-1. É um novo desafio, vou dar o meu melhor dentro de campo e ajudar a equipe a fazer um bom campeonato de todas as formas.
O primeiro clube de Duda foi o América-MG, onde passou dois anos. Depois, recebeu a oportunidade no Cruzeiro, que lhe rendeu convocações para a Seleção Brasileira Sub-20 do técnico Jonas Urias. Com três títulos de Campeonato Mineiro, uma Copa BH e a taça da Liga Sul-Americana Conmebol Sub-19 na conta, a mineira ainda quer mais.
– Jogar no Brasil é um sonho que está sendo realizado, é uma emoção representar o país. Sei de toda cobrança e exigências, mas vou dar o meu melhor e buscar evoluir a cada dia enquanto tiver as oportunidades. Pelo Cruzeiro também é um sonho estar em uma equipe de camisa, fazendo o que mais amo. Assim como na Seleção, tem também uma responsabilidade grande. Sei do tamanho da instituição e principalmente que é um clube que está sempre em busca de títulos. Então é trabalhar duro dia a dia para que tudo seja recompensado da melhor maneira.
“Vou dar o meu melhor dentro de campo e ajudar a equipe a fazer um bom campeonato”
Dedicação na briga por coisas grandes
Mesmo com pouco tempo de carreira, a cruzeirense já conseguiu perceber a evolução no futebol feminino brasileiro nos últimos anos. Com mais investimento, atenção e visibilidade, as mulheres estão ganhando mais espaço e, consequentemente, abrindo caminho para as futuras gerações.
– O futebol feminino está tendo um grande avanço. Vejo isso como mais oportunidades para novas atletas e uma busca por espaço. Por mais que seja uma modalidade ainda com muito preconceito, estamos acompanhando que a cada dia mais o esporte está ganhando espaço e sendo valorizado. O cenário é de evolução, pois acompanhamos muitos pontos positivos no ano passado, estádios cheios, profissionalização de equipes. Acredito que esse ano é o momento de pegar firme e continuar no caminho certo.
De volta após a conquista de mais um título com a Seleção Feminina Sub-20, Duda quer mostrar para a torcida do Cruzeiro que podem confiar nela novamente, pois não faltará dedicação em campo a cada desafio.
– Os torcedores podem esperar uma atleta muito dedicada, que vai brigar até o fim, que vai acreditar e buscar coisas grandes para a equipe, vai somar muito dentro e fora de campo com o elenco.
Trunfos do Brasileiro Feminino
Vai começar o Campeonato Brasileiro Feminino A-1! Cada um dos 16 times sonha com o título nacional. A série “Trunfos do Brasileiro Feminino” traz alguns dos principais destaques da competição. Aquelas que concentram a esperança de torcidas, que representam o clube com amor, técnica e suor dentro de campo. Para isso, a CBF selecionou um trunfo de cada equipe que disputará o Brasileiro Feminino A-1 e pediu para elas próprias montarem suas cartas.
Por CBF