Brasileiros disputam o Sul-Americano de Marcha Atlética, em Lima
Um dos destaques é Gabriela Muniz, de 17 anos. Classificada para o Mundial de Minsk, na Bielorússia, ela é bicampeã brasileira da categoria Sub-20
A Seleção Brasileira de marcha atlética viaja nesta sexta-feira (6.3) para Lima, no Peru, onde disputa o Campeonato Sul-Americano da modalidade no domingo (8.3). A delegação segue com 24 atletas – 12 homens e 12 mulheres. Uma das maiores promessas da equipe é a brasiliense Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF), de apenas 17 anos, que vai competir na categoria Sub-20.
A atleta confirmou sua condição especial ao conquistar o bicampeonato da Copa Brasil Caixa, em fevereiro, no circuito montado na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife. completando os 10km em 53min29. Foi o quarto título de Gabriela, que já foi duas vezes campeã do Sub-18.
“Ela tem talento, é uma atleta especial, que treina muito e gosta muito de marchar”, comentou o treinador João Sena, que é pai de Caio Bonfim, o melhor atleta da modalidade da história do país, que também competirá em Lima.
Única qualificada no Sub-20 para o Mundial de Minsk, na Bielorússia, em maio, Gabriela sonha alto no esporte. “Tenho objetivo de divulgar a marcha, de mostrar que a modalidade é muito importante. E para isso quero representar o Brasil nas Olimpíadas e em Mundiais. Venho de uma família humilde, mas contei com o apoio de meus pais”, comentou a atleta, que treina de segunda a sábado no CASO, em Sobradinho, distante cerca de 30 quilômetros de Brasília.
Ela obteve o índice para o Mundial de Minsk no ano passado, ao competir no tradicional GP de La Coruña, na Espanha, quando conseguiu a marca de 49min23 – recorde brasileiro.
“Comecei no atletismo muito pequena e não gostava da marcha. Fazia corrida, velocidade e fundo, mas os treinadores sempre me disseram que eu entrava nas provas com o calcanhar. Aí, fui encaminhada para a marcha e gostei”, disse Gabriela, que é treinada também por Gianetti Bonfim.
“Estou muito animada e treinando muito bem para o Sul-Americano. Quero cada vez melhorar minha técnica e meus resultados”, afirmou a marchadora, que mora em Paranoá, em Brasília. “Quero muito disputar provas importantes como a de Rio Maior, em Portugal, e de La Coruña, novamente.”
A competição em Lima será realizada no mesmo circuito de 1km dos Jogos Pan-Americanos 2019, na Avenida José Larco, em Miraflores.
Confirma a programação do Sul-Americano, no horário de Brasília (duas horas a mais do que em Lima):
11h – 50km Feminino e Masculino
12h – 20km Feminino
14h – 20km Masculino
15h45 – 10km Feminino Sub-20
16h45 – 10km Masculino Sub-20 e Sub-18
17h45 – 5km Feminino Sub-18
A Seleção Brasileira
Masculino
50km – adulto
Max Batista dos Santos (CASO-DF)
José Alessandro Bagio (FME Timbó-SC)
Claudio Richardson dos Santos (AABB-RN)
20km – Adulto
Caio Bonfim (CASO-DF)
Lucas Gomes Mazzo (IEMA-SP)
Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC)
10Km sub-20
Kauan da Silva Domingues (MEM-SP)
Paulo Henrique Ribeiro (PM Colombo-PR)
Rubens Dantas de Barros (CASO-DF)
10km Sub-18
Heron Rodrigues Miranda (Balneário Camboriú-SC)
Paulo Kennedy dos Santos (AMDM-CE)
Edson Erico Alves de Aguiar (Atletas com Futuro-PE)
Feminino
50km – adulto
Viviane Santana Lyra (AEFV-RJ)
Mayara Luize Vicentainer (FME Timbó-SC)
Paula Raissa Silva (Sport Club de Recife-PE)
20km – adulto
Elianay Santana Barbosa (CASO-DF)
Nair da Rosa (AABLU-SC)
Daniela Maria de Oliveira (CASO-DF)
10km – Sub-20
Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF)
Gabrielly Cristina dos Santos (PM Colombo-PR)
Bruna Batista de Oliveira (AABLU-SC)
5Km – Sub-18
Thaliane Janaína da Cruz (PM Colombo-PR)
Gabriela Santos de Almeida (CASO-DF)
Lilian Dumes Bittencourt (Balneário Camboriú-SC)
Viajam também os treinadores Gianetti Bonfim (DF), Sidmar Andrigheto Gielow (PR), Luís Paulo Ferreira Porto (RJ) e Diogo Dias Gamboa (SC).
Por Confederação Brasileira de Atletismo