Vacina contra hepatite A começa a ser aplicada na próxima segunda
A partir desta segunda-feira (04), os pais ou responsáveis podem levar as crianças entre 12 meses e menores de 2 anos, em uma das 117 unidades básicas da rede municipal de saúde para serem imunizadas contra a hepatite A.
Na capital, cerca de 37 mil crianças compõem a faixa etária e a meta da Secretaria Municipal da Saúde é proteger pelo menos 95% do público alvo num período de 12 meses. Com a introdução dessa nova vacina no calendário básico da imunização, o município passa a oferecer gratuitamente 14 vacinas de rotina, garantindo todos os imunobiológicos recomendados pela Organização Mundial de Saúde.
O esquema vacinal prevê apenas uma única dose que protege o indivíduo permanentemente. Em Salvador foram registrados 12 casos da doença em 2013. Este ano, 06 ocorrências já foram contabilizadas.
A hepatite A é uma doença infecciosa causada pelo vírus VHA. Segundo a Organização Pan-americana da Saúde, no Brasil ocorrem cerca de 130 casos novos por ano a cada 100.000 habitantes e mais de 90% da população maior de 20 anos podem ter sido expostas ao vírus.
A forma mais comum de transmissão do vírus é mediante a ingestão de água e alimentos infectados por fezes que contenham o vírus da doença. Mas também se pode contrair a patologia por meio do contato com as fezes ou o sangue de uma pessoa contaminada ou se a mesma não lavar as mãos adequadamente após ir ao banheiro e tocar outros objetos ou alimentos. A disseminação dessa doença está bastante relacionada às condições de saneamento básico, nível socioeconômico da população, grau de educação sanitária e condições de higiene da população.
…
Por Tribuna da Bahia