Google ajuda na prisão de pedófilo ao divulgar o conteúdo de seu Gmail à polícia

O Departamento de Polícia de Houston prendeu um agressor sexual depois que o Google avisou às autoridades que o usuário estava recebendo fotos de pornografia infantil no seu inbox. A polícia investigou a casa do acusado e encontrou mais imagens em seu computador pessoal.
O Google, a Microsoft e outras companhia como a FBI possuem um sistema automático de escaneamento de imagens para combater a exploração de menores ao encontrar e punir os sites que possuem tal conteúdo. Porém, não foi esse sistema que foi usado para prender o agressor: o Google, nesse caso, escaneou o e-mail pessoal do indivíduo.
Em abril desse ano, o Google fez uma mudança em seus termos de serviço e divulgou que monitora os emails dos usuários por meio de um software, a fim de oferecer publicidades mais direcionadas e customizadas. O parágrafo diz que a análise de conteúdo acontece no envio, no recebimento e até quando o email é guardado.
Isso deixa uma certa dúvida para os usuários do Gmail: quanto de privacidade os usuários possuem em suas caixas de entrada? Vlad Dudau, da Neowin, diz que esse caso “lembra quanto poder de intrusão essas empresas e o governo têm em nossas vidas pessoais”.
Essa foi a primeira vez que a marca mais forte do mundo ajudou na investigação de crime sexual por meio de monitoramento da caixa de entrada do e-mail do usuário.
…
Por Uol/Adrenaline