FBF e clubes realizam Conselho Técnico do Baianão Infantil e Juvenil 2014

Tudo pronto para a bola rolar em mais uma competição do futebol da Bahia. Na manhã de ontem (15), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e os clubes realizaram o Conselho Técnico do Baianão Infantil e Juvenil 2014.
Na reunião foram definidos todos os detalhes referentes a regulamento, tabela entre outros assuntos necessários para o início do campeonato. Participarão do certame, em ambas as categorias, Bahia, Vitoria, Vitoria da Conquista, Fluminense de Feira, Galícia, ABB, Redenção, Leônico, Serrano, Salvador, Astro e Atlético de Alagoinhas.
A entidade apresentou três fórmulas diferentes e colocou em votação entre os participantes. De forma democrática, a maioria escolheu a fórmula onde os 12 clubes ficam divididos em dois grupos de seis cada. No Grupo 1 estão Bahia, ABB, Fluminense de Feira, Galícia, Redenção e Serrano. Já no Grupo 2, a disputa será entre Vitória, Astro, Atlético de Alagoinhas, Leônico, Salvador e Vitória da Conquista.
Na primeira fase, todos se enfrentarão em jogos de ida e volta dentro de cada grupo. Os quatro melhores de cada chave avançarão para as quartas de finais, onde serão formados quatro novos grupos com duas agremiações cada. No Grupo 3, o 1º do grupo 1 enfrenta o 4º do grupo 2, no grupo 4 o duelo será o 1º do grupo 2 x 4º do grupo 1, no grupo 5, se enfrentarão 2º do grupo 1 x 3º do grupo 2 e o grupo 6 com o 2º do grupo 2 x 3º do grupo 1.
Os quatro vencedores dos confrontos avançam para as semifinais, que também serão disputadas em sistema de ida e volta, e formam os grupos 7, com 1º do grupo 3 x 1º do grupo 5, e 8, com 1º do grupo 4 x 1º do grupo 6.
Os desclassificados fazem a decisão do terceiro lugar em jogo único. Já os vencedores disputam a final dos Campeonatos em jogos de ida e volta.
Nesse ano, a FBF apresentou uma novidade em relação ao tempo de duração das partidas. Na categoria Sub-18 (juvenil), os jogos passarão a ter 90 minutos de duração, divididos em dois tempos de 45 minutos, como nas categorias Sub-20 e Profissional. Antes, os duelos eram realizados com dois tempos de 40 minutos, totalizando 80, o que significa um aumento de dez minutos no total.
Já as partidas da categoria Sub-16 (infantil) não sofrerão alteração quanto ao tempo e permaneceram com 70 minutos, divididos em dois tempos de 35 minutos cada. No local também ficou definido que os confrontos serão realizados em dias de quartas-feiras e sábados.
O Baianão Infantil e Juvenil será iniciado no dia 30 de agosto. Já o encerramento da competição, quando será conhecido o campeão, em ambas as categorias, acontecerá no dia 29 de novembro.
A reunião foi comandada pelo presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, que teve ao seu lado a diretora técnica da entidade, Taíse Galvão; o diretor de registros, Ricardo Nonato e o presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim.
Os clubes foram representados no encontro pelos presidentes do Atlético de Alagoinhas, Raimundo Queiroz; da ABB, Carlito Santos; do Galícia, Dario Rego; Redenção, Antônio Barbosa; do Leônico, Jairo Veloso e do Serrano, José Alfredo. Compareceram ainda o coordenador do Astro, Iramá Lima; o vice-presidente do Fluminense, Luiz Paolilo Filho; o coordenador técnico do Bahia, Nelson Góes; o diretor das Divisões de Base do Vitória, Manoel Matos e o vice-presidente do Salvador, Nelson Pinho.
…
Por FBF