Energia Solar no Eco Surf Festival de Itacaré 2014

De forma pioneira no circuito mundial de Surf, o ECO SURF FESTIVAL estará produzindo a sua própria eletricidade utilizando a energia solar. A ideia apresentada pela USINAZUL, empresa especializada em energia renovável, é inédita e foi muito bem recebida pela organização do evento, que abraçou de imediato a inovação de gerar sua própria energia de forma sustentável.
O projeto conta também com a parceria do Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos (LSF) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP), que fornecerá o sistema de energia solar, supervisionará a instalação e fará monitoramento durante o evento, gerando informação e promovendo a difusão da energia solar. O IEE tem participado de grande projetos de energia solar no Brasil, como o recém inaugurado em Fernando de Noronha, na Arena Pernambuco, dentre outros.
O sistema inovador é composto por módulos de energia solar fotovoltaicos e equipamentos eletrônicos de conversão e gerenciamento de energia que permitiram captar energia do sol e transformar em energia elétrica. O sistema solar estará conectado a rede de energia da concessionária, no caso da Bahia é a Coelba, gerando energia elétrica em paralelo com esta rede e atendendo ao consumo do evento em tempo real.
Assim, a eletricidade que será utilizada na transmissão do evento pela internet, nos computadores dos juízes, na iluminação do palanque e nas áreas internas e externas, será produzida pelo sol de forma totalmente sustentável.
Sempre que houver excesso na produção energia, ou seja, quando houver maior produção de energia solar que o consumo, este será injetado na rede da Coelba. Por outro lado, sempre que houver um consumo maior que a produção solar, o complemento da demanda de energia será fornecido pela Coelba. Desta forma, a energia vai e vem da concessionária de forma sincronizada e automática de acordo com o uso e a geração solar. De modo que o evento poderá ter toda sua energia elétrica gerada pelo sol.
O projeto de energia renovável será coordenado pelo Eng. Aurélio Souza, Diretor da Usinazul, membro do grupo de pesquisa em energia solar da USP, Conselheiro do Green Climate Fund da ONU (GCF/UNFCCC). O LSF/IEE/USP é coordenado pelo Prof. Dr. Roberto Zilles, um dos maiores especialistas mundiais em energia solar e parceiro deste projeto.
- Scambo
- O Teatro Mágico
- NATIRUTS
- Batata
- Atração Local
- Strike
- Massa Sonora
- O RAPPA
- Ponto de Equilíbrio
- Atração Local