CPMI da Petrobras é prorrogada
A CPMI da Petrobras, marcada para terminar no próximo domingo (23), foi prorrogada por mais 30 dias. A decisão foi lida nessa quinta-feira (20) no Plenário do Senado. Com isso, a CPI mista só acaba em 22 de dezembro.
A prorrogação ganhou força após a prisão de 24 pessoas na sétima fase da Operação Lava jato, da Polícia Federal. Para ampliar o prazo da CPI era preciso conseguir assinaturas de, no mínimo, 27 senadores e 171 deputados. Ou seja, um terço dos parlamentares de cada Casa.
Segundo a Secretaria Geral do Congresso, até a leitura da decisão, foram confirmadas as assinaturas de 218 deputados e 29 senadores. Número maior que o necessário.
Com a prorrogação, os parlamentares podem continuar as investigações. Na última terça-feira, a Comissão aprovou a convocação de Renato Duque, ex-diretor da empresa que está preso.
Além dele, serão convocados o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Marques, e Ildo Sauer, ex-diretor de gás e energia da Petrobras.
Os congressistas também aprovaram a quebra dos sigilos fiscal e telefônico do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e ainda a acareação entre Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró, ex-diretores da estatal. Os dois precisam esclarecer as divergências encontradas nos depoimentos.
…
Por Agência Brasil