Iguaí: a 500 quilômetros de Salvador, um polo do esporte nordestino

Mais que criar vencedores e vencidos, o esporte transforma. No caso de cidades pequenas, o efeito reverbera na população de maneira ímpar. É o que acontece com o pequeno município de Iguaí, no interior da Bahia, que se prepara para representar o estado na Taça Brasil de Futsal Sub-20.
Pequeno é jeito de falar. Com seus mais de 800 mil km², a cidade de Iguaí é, em área, maior que Salvador. A população, no entanto, é assustadoramente menor. Enquanto a capital tem uma densidade de quase 4 mil pessoas por km², o município tem apenas 33. Quando se compara a outras grandes cidades do Brasil, Iguaí é um deserto.
E foi dessa população reduzida que saíram os campeões baianos de futsal na categoria. Em êxtase, os jovens já treinam para disputar a Taça Brasil, que reúne representantes de Paraná, Ceará, Pernambuco, Piauí, Roraima, Paraíba, Rondônia e Mato Grosso do Sul. E, é claro, a Bahia.
Trocando os nomes próprios, a história pode ser extendida quase que universalmente. Resta acompanhar o que mais o esporte pode fazer por todas as outras milhares Iguaís do país.
…
Por Esporte Interativo