Se mantiver média de gols, Neymar pode superar Pelé no Brasil em 2020
Seleção brasileira costuma disputar em média 13 jogos por ano, e camisa 10 precisa marcar nove vezes por temporada para chegar ao recorde com apenas 28 anos
Neymar tem 42 gols em 60 partidas pela seleção brasileira. Média de 0,7 por jogo. Tal desempenho pode fazer com que o craque do time canarinho e do Barcelona alcance os 95 gols marcados por Pelé, o maior artilheiro da história da amarelinha, já em 2020, com apenas 28 anos – o Rei atingiu tais números com 31. Quem aposta no feito é o técnico Dunga, que já viu o jogador marcar sete vezes em seis amistosos disputados sob a sua batuta desde a Copa de 2014.
– Ele vai bater o recorde de gols. Assino aqui e aposto com qualquer um, mas quero fazer uma aposta diferente com ele. Para ser campeão do mundo. Vai bater Pelé – disse o treinador, durante o programa “Seleção Sportv”.
Mas para que tal façanha seja consumada, basta Neymar manter a média de 0,7 e participar dos 13 jogos anuais que o time canarinho costuma disputar ano a ano. E a trajetória do camisa 10 da seleção brasileira em 2015 recomeça no próximo dia 26, contra a França, em Paris. Três dias depois, o rival será o Chile, em Londres.
Desde que estreou na Seleção principal, Neymar tem subido de produção a cada temporada. Em 2010, quando vestiu pela primeira vez a camisa amarelinha, ele marcou um gol em dois jogos. No ano seguinte, o jogador entrou em campo em 13 oportunidades e balançou a rede dos rivais sete vezes. Em 2012, o craque fez 12 jogos e nove gols.
O ano de 2013 marcou o período em que Neymar mais entrou em campo pela Seleção. Foram 19 partidas, incluindo os confrontos da Copa das Confederações, conquistada pelo Brasil. O jogador marcou dez gols. No ano passado, o camisa 10 fez 14 partidas e balançou a rede dos rivais em 15 oportunidades. O adversário que mais sofreu com Neymar foi o Japão. A equipe do Oriente levou sete gols do craque canarinho.
Eu me sinto muito feliz, mas não é uma coisa que eu queira ultrapassar esses grandes craques que já fizeram muito pela nossa Seleção, que admiro e tenho como ídolos. Fico muito feliz de estar nessa seleção de artilheiros. Não sei se dá para chegar neles, mas vou fazer de tudo para ajudar a seleção brasileira. Se der para fazer muitos gols, vou ficar feliz – destacou.
Outro dado que chama a atenção é que Pelé e Neymar atingiram 42 gols pela Seleção com a mesma idade, 22 anos. Enquanto o Rei conseguiu tal feito em 28 de abril de 1963, no triunfo por 3 a 2 sobre a França, o atual camisa 10 do Brasil chegou à marca em 12 de novembro do ano passado ao marcar duas vezes na vitória por 4 a 0 sobre a Turquia. Na ocasião, o jogador foi ovacionado por um estádio lotado de turcos.
Atualmente, Neymar ocupa a sétima colocação na lista de maiores artilheiros da Seleção, com 42 gols, ao lado de Bebeto. Curioso também é que dos outros jogadores que estão à frente na tabela, nenhum deles chegou ao 42º gol mais jovem do que o atual capitão do Brasil. Ronaldo atingiu o feito aos 25 anos. Zico, por exemplo, aos 27. Romário e Rivellino, aos 31 anos. Bebeto, aos 33, e Jairzinho, aos 29.
– Estamos aí para isso (para quebrar os recordes), mas minha meta não é ultrapassar o Pelé. É ajudar os meus companheiros na Seleção. Espero que mais jogadores possam fazer muitos gols. Muitas coisas já aconteceram na minha vida. Altos e baixos, alegrias e decepções – disse Neymar logo após o triunfo sobre o Japão, em outubro de 2014.
Os confrontos do Brasil diante da França, em Paris, e contra o Chile, em Londres, serão transmitidos ao vivo pela TV Globo, Sportv e GloboEsporte.com. O site também vai acompanhar as duas partidas em Tempo Real.
…
Por Globo Esporte.com