Inaugurada sede dos juizados em Feira de Santana; mais R$ 23 milhões em obras são anunciados

As comarcas de Serrinha, Irecê, Paulo Afonso e Nazaré vão ganhar novos fóruns. O investimento total na construção dos quatro prédios é de R$ 23 milhões. O anúncio foi feito na manhã de ontem (10), pelo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha, durante as instalações do novo prédio dos Juizados Especiais de Feira de Santana, a 108 quilômetros de Salvador.
As licitações já foram homologadas e, após as assinaturas dos contratos com as empresas vencedoras, serão expedidas as ordens de serviço.
Os equipamentos vão substituir os antigos prédios, que não atendem mais a demanda das comarcas.
“A ideia inicial é que esses prédios antigos sejam leiloados assim que os novos fiquem prontos “, explica o diretor de Obras, Francisco Santiago.
As intervenções em mais quatro comarcas integram o Plano de Obras do Tribunal, que também previa um novo espaço para reunir as varas dos juizados de Feira, inaugurado hoje.
“Estamos muito felizes em entregar esse prédio, que vai atender, principalmente, a população mais pobre”, disse o presidente.
Antes, em breve discurso, fazendo as vezes de mestre de cerimônias, a juíza Luciana Setubal, coordenadora dos Juizados Especiais (Coje), lembrou que o novo espaço dispõe de nove salas de conciliação com sistema de pregão eletrônico.
“Estamos em uma das melhores sedes do Juizado do Estado, que mostra a gestão que prioriza a modernização do Poder Judiciário”, disse a magistrada, ao agradecer o empenho de todos os servidores dos juizados de Feira e dos que trabalham com ela na Coje.
“Hoje, contemplamos mais um importante ato na construção do Estado Democrático. Trata-se, de mais uma demonstração de que o Tribunal de Justiça da Bahia, com sua política de priorização do Primeiro Grau, avoca o efetivo compromisso de atuar com maior eficiência em favor dos cidadãos”, disse a juíza Ana Maria Guimarães, diretora do Fórum dos Juizados.
A magistrada lembrou que Feira de Santana possui uma população flutuante de 400 mil pessoas, além de ser o maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste do País.
“Essa obra confirma a sensibilidade e seriedade com que vossa excelência vem liderando o Poder judiciário baiano”,’ completou.
Estiveram presentes à solenidade o juiz Oséias Costa de Sousa, assessor especial da Presidência I – Magistrados, o juiz Anderson Bastos, assessor especial da Presidência II – Assuntos Institucionais, juíza Luciana Setúbal, coordenadora dos Juizados Especiais; Everaldo Mendes, diretor de Serviços Gerais; vice-prefeito de Feira de Santana, Luciano Ribeiro; e o advogado Magno Felzemburg, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
…
Por TJBA