Saeb ampliará acesso ao sistema de monitoramento da frota oficial

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) ampliará o monitoramento da frota oficial do Estado, tornando-o obrigatório para os 2.604 veículos disponíveis em Salvador e região metropolitana. A Saeb instituiu o Registro de Preço específico para o sistema online de Telemetria e Monitoramento, que utiliza a mesma tecnologia das redes de telefonia celular para envio de dados. A determinação tem por base o Decreto Estadual Nº 15.924, de 6 de fevereiro deste ano.
Segundo a Saeb, a Telemetria é mais um passo para a efetiva gestão de frota, juntamente com o Sistema CTF – Controle Total de Frota, que acompanha o abastecimento e o consumo de todos os veículos oficiais do Estado. Cada veículo recebe uma Unidade Veicular (UVE) que permite, no momento do abastecimento, o reconhecimento do veículo nos postos equipados com igual tecnologia.
Modernização
A iniciativa faz parte do projeto de modernização administrativa e gestão eficiente dos recursos públicos, possibilitando o acompanhamento do consumo de combustível, manutenção da frota, uso adequado do patrimônio público e coordenação das atividades operacionais de maneira mais efetiva. O novo contrato, com validade de 12 meses, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), de 10 de julho, e já está disponível para os órgãos e secretarias de Estado.
O monitoramento será feito através de equipamento instalado no veículo, com transmissão de informações em tempo real via rede de telefonia móvel. Toda a comunicação entre o veículo e o sistema terá identificação pela data, hora, localização, velocidade, direção, entre outros itens. Já os automóveis serão identificados no sistema pela marca, modelo, ano de fabricação, Renavan, placa e chassi, sendo possível emitir o histórico completo de todas as ocorrências associadas ao veículo.
Relatório Web
Estas e outras informações estarão disponibilizadas por meio de relatório web e poderão ser consultadas pelo gestor de frota, em qualquer tempo, facilitando o acompanhamento do deslocamento dos veículos. Isso resulta em economia significativa dos custos ao evitar saídas desnecessárias de veículos da garagem, reorientando os que já estejam na rota de destino. Também promoverá melhor coordenação das demandas logísticas de cada unidade envolvida.
“Nossa intenção é potencializar a adesão dos órgãos e secretarias estaduais no uso da Telemetria, pois acreditamos que este investimento proporcionará impacto positivo na gestão do Estado, com reflexos diretos sobre a política de qualificação dos gastos vigente”, afirma o secretário da Administração, Edelvino Góes. A adoção do sistema, além de institucionalizar um padrão de monitoramento da frota oficial, irá gerar economia dos custos relacionados à manutenção, além da redução de gastos de consumo. Atualmente a frota do Estado tem cerca de 8,7 mil veículos.
…
Por Secom / BA