Fundação Cultural do Estado lança Edital de Residência Artística para Escritores
O Edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar/2015 será lançado nesta sexta-feira (7), às 17h, no auditório do Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória, em Salvador. As inscrições para o edital podem ser feitas entre os dias 7 de agosto e 20 de setembro próximo.
Este ano o edital vai selecionar um escritor que ficará na residência da Ilha de Itaparica no período de 5 de outubro a 30 de novembro. Durante o lançamento, Fernanda Tourinho, diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), parceira do Sacatar, Tayloy Van Horne e Augusto Albuquerque, respectivamente presidente e gerente administrativo do instituto, irão apresentar o edital.
Também estará presente Marielson Carvalho, escritor selecionado em 2014. Marielson ficou na residência, entre 4 de agosto e 29 de setembro de 2014, com o projeto de estudo ‘Dorival Caymmi e Xavier Marques: Praieiros do mar de Salvador e de Itaparica’. Após a participação na residência, ele publicou ensaio com o mesmo título.
Tempo de criação
A parceria do instituto com a Funceb, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), busca inserir o artista selecionado num ambiente voltado única e exclusivamente para a criação, pesquisa e produção. O contato com artistas de outros estados e países possibilita o intercâmbio de ideias e técnicas.
“É essencial dar importância ao tempo da criação do artista, tanto quanto à formação, produção [e] difusão”, enfatiza coordenadora de Literatura da Funceb, Karina Rabinovitz. De acordo com ela, o Instituto Sacatar, além de cuidar desse tempo e espaço, possibilita a convivência com outros artistas e linguagens. “Todos esses elementos juntos enriquecem a criação e, por consequência, a produção artística.
O instituto
Iniciado em 2001, o Instituto Sacatar, localizado na Ilha de Itaparica, é a primeira residência internacional para artistas, estabelecida no Brasil, e uma das maiores da América Latina, propiciando o espaço e o tempo livre para que sejam desenvolvidos novos trabalhos e projetos.
Entre as metas, estão oferecer um lugar onde artistas possam conviver e criar; facilitar a interação e a colaboração dos artistas com a comunidade; aumentar a visibilidade e o impacto cultural da cidade e da nação; e estimular a arte e a criação.
…
Por Secom/BA