Prêmio ‘Muito Obrigado, Axé’: GGB é homenageado pelos 35 anos de ativismo na Bahia
Na próxima segunda-feira (7), o Grupo Quimbanda Dudu promove uma ação para celebrar os 35 anos do Grupo Gay da Bahia (GGB) pelo importante ativismo na Bahia e no Brasil, com o objetivo de agraciar pessoas representativas de coletivos negros envolvidos no combate ao racismo, homofobia e intolerância religiosa, líderes religiosos e casas de matriz africana na Bahia, distribuindo 35 troféus.
A premiação de honra “Muito Obrigado, Axé” será realizada às 16h, na Sala Walter da Silveira, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris.
Com apresentação de Michele Loren, o evento conta ainda com a palestra “As religiões de matriz africana: solidariedade na diversidade das orientaçõs sexuais, genero e igualdade”, com o professor e sacerdote de matriz africana Vilson Caetano, show da cantora Vércia Gonçalves, com repertório de raiz e diversidade, performances dos artistas transformistas Ivanelly Vergma e Luana Lins, e apresentação do Grupo Ágape de Poesia com os poetas Sandro Susuarana, Mariara Silva e Larissa Oliveira.
A Bahia tem sido palco da luta por liberdade religiosa, cultos afro lutam contra o preconceito em vários níveis, mesmo que as religiões de matriz africana, como candomblé e umbanda exercem forte influência na cultura brasileira. Entretanto, comunidades de terreiro são estigmatizadas e alvos de ódio religioso, em Salvador, a cidade mais negra da diáspora africana.
O prêmio “Muito Obrigado, Axé” integra a programação da IV Semana da Diversidade LGBT, que acontece em Salvador, entre os dias 6 e 13 de setembro, composta por eventos envolvendo seminários, palestras, música, dança, mostra de filmes, premiação, mostra de artes plásticas, feira de negócios e desfile de trios elétricos. O projeto tem como objetivo mobilizar a cidade para receber a 14ª Parada Gay da Bahia, que acontece no dia 13 de setembro, das 11h às 21h30, no Campo Grande, com expectativa de receber cerca de 900 mil pessoas.
A IV Semana da Diversidade LGBT é realizada pelo GGB e Grupo Quimbanda Dudu, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Saúde, Secretaria de Cultura, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Secretaria de Turismo e Bahiatursa, Prefeitura Municipal de Salvador, rádio Itapoan FM, site Dois Terços, Laboratório Sabin, Goethe-Institut e Consulado Geral dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro.
Confira a relação dos contemplados:
- Tata Oseas Santana, Lobato, Izodelé;
- Terreiro da Casa Branca, Ebome Nice;
- Ilê Asé Casa de Oxumaré, Pai Paulo Cesar;
- Pai Dari, Paripe;
- Rita Santos, ABAM;
- Terreiro de Mãe Santinha, em memória Alberto Pita;
- Tata Júlio Braga, Simões Filho;
- Terreiro São Jorge da Goméia, Lauro de Freitas;
- Aritana de Oxossi , Dorom;
- Bel de Oxum, São Tomé de Paripe;
- Terreiro do Cobre, Federação;
- Pai Augusto Cesar, Lauro de Freitas;
- Bebete de Xangô, Suburbana;
- Ebome Stela de Oxóssi, Retiro;
- Tata Anselmo;
- Jaime Sodré, historiador;
- Obaraim, Lauro de Freitas;
- Neinha, baiana de acarajé;
- Baba Vilson Caetano, Lauro de Freitas;
- Ialorixá Cecilia Soares, professora UNEB;
- Tatá Ricardo, Camaçari;
- Pai Pote de Santo Amaro;
- Pai Raimundo Trocoli (Centro Umbandista Paz e Justiça), Luiz Anselmo;
- Pai Aristides, Capim Arara, Lauro de Freitas;
- Pai Valdemir (Terreiro de Santa Barbara), Lauro de Freitas;
- Babalorixá Sergio, Irará;
- Babalorixá Léo da Padilha 7 saia de Veludo, Calçada;
- Babalorixá Santa Rosa, Liberdade;
- Babalorixá Anthony Ulton, Liberdade;
- Nadinho do Congo;
- Ialorixá Jaciara Ribeiro, Itapuã;
- Tatá Laércio Sacramento, Jauá, Camaçari.
- Pai Passinho, Àguas Claras;
- Babalorixá Paulo Paixão, Camaçari;
- Tattá Kwa Inkise Mutá Imé, Cajazeiras 11.
…
Por Helder Azevedo