Brasileirão tem rodada do Outubro Rosa
A CBF entra no movimento do Outubro Rosa para estimular a participação dos brasileiros no controle do câncer de mama. Nos jogos da 31ª rodada do Brasileirão, neste fim de semana, haverá duas ações para reforçar a conscientização: uma faixa será levada a campo, antes do início das partidas, e a bola terá o laço rosa que simboliza a campanha.
No protocolo de entrada, uma das novidades deste campeonato, o árbitro vai retirar a bola especial do suporte oficial do Brasileirão. A iniciativa foi viabilizada em conjunto pelas diretorias de Marketing e Competições da CBF.
Outubro Rosa
Nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990. A data é celebrada, anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
Desde 2010, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) participa do movimento, promovendo espaços de discussão sobre câncer de mama, divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, tanto para profissionais de saúde quanto para a sociedade.
O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não.
Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
Em 2015, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Na região Norte, é o segundo mais incidente.
Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
…
Por CBF