Zika vírus pode ser transmitido por saliva e urina, afirma Fiocruz

Descoberta é anunciada dias depois de EUA confirmarem suspeita de contágio por meio de relação sexual no Texas; pesquisador dá conselhos às gestantes: “Não beijar”
Depois de cientistas norte-americanos descobrirem uma possível contaminação por zika vírus ocorrida por meio de relação sexual, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou, nesta sexta-feira (5), que a preocupação com a doença transmitida pelo Aedes aegypti deve ser ainda mais elevada a partir de agora.
Presidente da fundação, Paulo Gadelha afirmou que pesquisadores encontraram evidências da presença ativa do zika na saliva e urina de um paciente, elevando o alerta à população às vésperas do feriado prolongado de carnaval, que se inicia hoje (6).
Ainda não há, no entanto, confirmação de que as transmissões por esses meios possam de fato ocorrer, já que são necessárias mais pesquisas para confirmar a possibilidade. Os especialistas afirmam que o zika é encontrado de forma ativa na saliva e urina, podendo se replicar nesse meio. O alerta de cautela é principalmente para gestantes, cujos fetos.
…
Por IG