Prefeitos baianos são premiados por fomentar o empreendedorismo
Entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor aconteceu ontem (27), em Salvador
Sete prefeitos baianos foram reconhecidos na noite de de ontem (27), na 9ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, por fomentar o empreendedorismo. O evento aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador, e premiou projetos que apresentaram resultados de estímulo à criação e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.
Foram premiados os prefeitos ACM Neto, de Salvador, na categoria Melhor Projeto Municípios Integrantes do G100; Charles Fernandes, de Guanambi, em Melhor Projeto; Claudevane Leite, de Itabuna, na categoria Desburocratização e Formalização; Igor Nunes, de Tucano, em Pequenos Negócios no Campo; Jabes Ribeiro, de Ilhéus, na categoria Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária; Jefferson Andrade, de Madre de Deus, em Inovação e Sustentabilidade; e Ricardo Maia, de Ribeira do Pombal, em Implementação e Institucionalização da Lei Geral. Esta edição bateu recorde de participação na Bahia, com a inscrição de 113 prefeitos e 116 projetos.
De acordo com o superintendente do Sebrae, Adhvan Furtado, empreender é uma atividade de risco e que demanda capacitação e um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios, que pode ser estimulado pela gestão pública. “As micro e pequenas empresas são as mais geram empregos no país e importantes distribuidoras da produção local, em especial nos municípios de menor porte. É fundamental olhar para o pequeno, que no futuro vai ser grande. Ter um ambiente de negócio favorável é uma questão de sobrevivência para a micro e pequena empresa”, afirmou.
O presidente da Fieb e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE), Ricardo Alban, destacou a importância dos municípios para o país. “Seja da economia, política ou social, o município sempre é a mola propulsora, e gera essa carga de ressonância que vai para o estado, região e país”.
Um dos premiados, ACM Neto, destacou o trabalho desenvolvido pela prefeitura e a parceria com instituições, a exemplo do Sebrae, no sentido de fomentar o desenvolvimento econômico de Salvador. “Esse prêmio é o reconhecimento de todo um trabalho coletivo que está sendo desenvolvido em nossa capital e serve de estímulo para que as dificuldades sejam transformadas em oportunidades, para que possamos, todos os 417 municípios, fazer uma Bahia cada vez melhor”.
Representando o prefeito Charles Fernandes, o secretário de Indústria e Comércio de Guanambi, Fabrício Lopes, afirmou que o prêmio é um motivador do desenvolvimento local. “O que muitos aqui veem um troféu, nós vemos desenvolvimento, geração de emprego, de renda, a ampliação do número de empresas em mais de 100%, um crescimento do desenvolvimento econômico da cidade. Isso é um agente motivador para que nossos municípios possam fazer a diferença”, explicou Lopes. Esta foi a terceira vez que a gestão municipal de Guanambi recebeu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, sendo que, em 2014, a prefeitura conquistou a etapa nacional na categoria Desburocratização.
Outro vencedor da noite foi o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite. “Começamos com uma Sala do Empreendedor no município e fizemos um trabalho itinerante pelos bairros. Com isso, saímos de 999 microempreendedores para mais de 7 mil”, detalhou. Os vencedores vão representar a Bahia na etapa nacional do prêmio, que será realizada em Brasília, no dia 10 de maio. Confira aqui a lista completa dos sete projetos premiados.
Parceira do prêmio, a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes, compareceu ao evento. “Participar desse prêmio é ser parceiro do município e do desenvolvimento local, que é a solução, o diferencial de cada cidade, e que deve ser potencializado”.
Realizado pelo Sebrae a cada dois anos, a etapa baiana do prêmio conta com a parceria da UPB e o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e a Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde.
…
Por Agência Sebrae de Notícias