FBF Define árbitro FIFA para BAVIs da decisão do Baianão

Já não é novidade, para ninguém, que o BAVI é o maior clássico de futebol do Norte/Nordeste e um dos maiores do país. Nos próximos dias, os torcedores do estado viveram essa emoção, e em dose dupla.
Bahia e Vitória se enfrentarão, mais uma vez, em duas partidas que definirão o campeão baiano. A primeira, no próximo domingo (1º), no Barradão. Já a segunda no dia 8 de maio, na Arena Fonte Nova.
E em toda véspera de clássico a maior expectativa, seja na imprensa ou entre as torcida, fica por conta da definição da arbitragem dos jogos. Por isso, a diretoria da Federação Bahiana de Futebol se reuniu com a Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA), para discutir o assunto.
Após diversas análises e debates entre si, os membros da Ceaf-BA, presidida por Wilson Paim chegaram à conclusão de que a arbitragem das finais do Baianão 2016 seja de profissionais do quadro da FIFA. A decisão foi acatada pela presidência da FBF, que faz questão de deixar claro que não houve em nenhum momento desde o início da gestão do presidente Ednaldo Rodrigues, influência ou pedido dos clubes por arbitragem local ou de fora do estado.
Diante da indicação da Ceaf-BA por árbitros do quadro internacional, e do número reduzido de profissionais FIFA disponível para os jogos, a FBF fez uma parceria com a Federação Gaúcha de Futebol, chancelada pela Comissão de Arbitragem da CBF. As duas Federações realizaram, em conjunto, apenas um sorteio para definição dos árbitros que apitarão as finais do Baianão e do Gauchão, ambas nos dias 1º e 8 de maio.
O evento aconteceu na sede da FGF, em Porto Alegre, na tarde de ontem (28). Foram colocados em sorteio os árbitros centrais gaúchos Anderson Daronco e Leandro Pedro Vuaden. O profissional que fosse sorteado para apitar o jogo de ida da final do Gauchão, automaticamente já estaria sorteado para o jogo de volta da decisão do Baianao e vice-versa.
Assim, ficou definido, através do sorteio, que o árbitro do primeiro BAVI, no próximo domingo (1º), às 16h, no Barradão será Anderson Daronco (FIFA/RS). Já para o BAVI do dia 8 de maio, quando será conhecido o campeão, também às 16h, na Arena Fonte Nova já está sorteado Leandro Vuaden (FIFA/RS).
Por sua vez, os assistentes, que não têm necessidade de passar por sorteios foram escolhidos pela FBF. No primeiro clássico, Daronco terá como assistentes 1 e 2, respectivamente, Emerson Augusto de Carvalho (FIFA/SP) e Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG).
Já no segundo clássico, Vuaden terá como assistentes 1 e 2, respectivamente, Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) e Luiz Claudio Regazone (Asp.FIFA/RJ). Regazone, apesar de ainda ser aspirante ao quadro da FIFA possui um vasto currículo na arbitragem e goza de mais experiência do que até alguns assistentes FIFA disponíveis para compor o trio.
Na oportunidade, a entidade máxima do futebol baiano também definiu delegado especial, assessores de arbitragem e 4º e 5º árbitros das duas finais. O BAVI deste domingo (1º) terá Kléber Moradillo, membro da Ceaf-BA e instrutor FIFA de arbitragem como Delegado Especial; Vidal Cordeiro Lopes como assessor de arbitragem e os árbitros Diego Pombo Lopez e Paulo de Tarso Bregalda Gussen, ambos do quadro nacional, como 4º e 5º árbitros, respectivamente.
O BAVI do dia 8 de maio terá mais uma vez Moradillo como Delegado Especial, Carlos Alberto de Souza Vila Nova, como assessor de arbitragem, e os árbitros Emerson Ricardo de Almeida Andrade e Carlos Eduardo Bregalda Gussen, ambos também do quadro nacional, como 4º e 5º árbitros, respectivamente.
Currículos – Os trios de arbitragem dos dois clássicos chegam a Salvador credenciados por seus ricos currículos. Anderson Daronco tem 35 anos e está no quadro da FIFA desde o final de 2014. Em 2015, ele trabalhou em 33 jogos de competições nacionais, sendo 28 deles na Série A, e foi escolhido o melhor árbitro central do Brasileirão. Leandro Pedro Vuaden tem 40 anos e integra o quadro da FIFA desde 2008. Em 2015, ele atuou em 28 jogos nacionais, sendo 22 na Série A.
Emerson Augusto de Carvalho tem 43 anos e está no quadro da FIFA desde 2008. Em 2014 ele compôs o trio de arbitragem brasileiro na Copa do Mundo. Guilherme Dias Camilo tem 34 anos e ingressou no quadro da FIFA em 2015. No mesmo ano, foi eleito o segundo melhor assistente do Brasileirão, atrás apenas do baiano Alessandro Matos.
O jovem Bruno Raphael Pires, de 30 anos, também ingressou no quadro da FIFA em 2015. No mesmo ano, trabalhou em 34 jogos nacionais, sendo 23 da Série A. Já Luiz Claudio Regazone, de 31 anos, atuou em 32 jogos nacionais em 2015. Dezoito deles foram da Série A.
Confira abaixo o sorteio e as escalas da final:
Confira abaixo o vídeo do sorteio na Federação Gaúcha:
…
Por FBF