Quinta etapa do Circuito Baiano de Judô ocorre até domingo com apoio da Sudesb
A Federação Baiana de Judô (Febaju) promove, desta sexta-feira (8) até domingo (10), a 5ª Etapa do Circuito Baiano de Judô, evento que vai reunir judocas de diversas regiões do estado para disputar as classes Iniciantes, Sub 11, Sub 13, Sub 18, Sub 21, Sênior, Veteranos A, Veteranos B e Veteranos C.
O Circuito será realizado no Shopping Paralela, em Salvador, e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Em paralelo ao circuito, que visa melhorar a visibilidade do esporte no cenário estadual, nacional e internacional, também serão realizados o Campeonato Baiano de judô Sub 13 anos, a Super Etapa Sub18 anos, o Festival da Criança e o Desafio Interestadual de Judô, Bahia x Sergipe. De acordo com a organização do evento, os atletas campeões do Circuito Baiano, classe Sênior, serão automaticamente convocados para a disputa do Desafio Interestadual. Cerca de 780 atletas vão participar dos três dias de competição, desses, 430 atletas (285 no masculino e 145 no feminino), de 46 clubes/ associações diferentes, estarão só no Circuito.
Projeto
Entre os participantes, duas integram o Projeto Social Yamashita, mantido pela Associação de Judô Yamashita e que recebe apoio financeiro e supervisão da Sudesb: Isabele Melissa Oliveira, de 17 anos, e Thifane Graziele, de 16. As duas meninas são promessas na modalidade e já acumulam títulos estaduais e boas posições no ranking nacional. Ambas treinam quatro vezes por semana, sendo dois dias pelo projeto.
“Isabele já disputou mais de 30 lutas este ano e está invicta na Bahia. Ela é a melhor do ranking estadual e está em 5º no nacional na classe sub 18. Peso pesado, além de competir no sub 18, ela também vai para as disputas do sub 21 e do sênior. Já Thifane, que ficou em 2º lugar no Circuito, vai competir apenas no sub 18. As duas também estão se preparando para participar das seletivas para os Jogos Escolares da Juventude”, explicou o técnico, Francisco Neto.
O Projeto Social Yamashita atende gratuitamente a estudantes de escolas públicas da região da Cidade Baixa nas modalidades de judô, futsal, basquete, handebol e luta olímpica. Para adultos e idosos, as aulas são de ginástica e dança de salão. Ao todo, o projeto disponibiliza 1.200 vagas.
…
Por Ascom / Sudesb