Homenagem na Flip inspira novas edições e lançamentos sobre Lima Barreto

A homenagem da Flip é sempre oportunidade para conhe
A Companhia das Letras lança em junho a aguardada biografia do autor escrita por Lilia Schwarcz e uma nova edição de Cemitério dos Vivos e Diário Íntimo, tendo a organização de Augusto Massi, com notas da edição original e outras preparadas para a nova versão. Está prevista também uma nova edição do romance Numa e Ninfa (1915), que se passa no tumultuado ano eleitoral de 1910 e narra a história de Numa Pompílio de Castro, ambicioso bacharel de Direito que se agarra ao seu título de doutor para ascender socialmente e alcançar prestígio social.
A Autentica publica, em julho, uma nova edição da celebrada biografia A Vida de Lima Barreto, de Francisco Assis Barbosa. Publicada originalmente em 1952 – trinta anos depois da morte do autor –, foi considerada por muitos como uma das melhores obras do gênero no Brasil e está fora das livrarias há mais de uma década.
A e-galaxia traz Lima Barreto e a literatura, antologia de crônicas do autor organizada por Felipe Correa Botelho e uma coletânea de ensaios a cargo de Beatriz Resende, os dois também importantes especialistas no autor.
A Verso Brasil Editora lança, entre junho e julho, uma edição revista de uma das obras fundamentais sobre o autor: A Correspondência entre Monteiro Lobato e Lima Barreto, de Edgard Cavalheiro, que reúne as cartas trocadas pelos autores entre 1918 e 1922. A edição revista da obra publicada nos anos 1950 contará com notas, originais de Lima e Lobato (manuscritos e datilografados) e um caderno de imagens.
Por Ascom / Flip 2017