Brasil inicia ciclo olímpico com três pódios em mundiais de skate
Atletas nacionais conquistaram duas pratas e um bronze nas provas de park e street
As primeiras provas de skate serão disputadas em uma edição de Jogos Olímpicos daqui a três anos. Os melhores atletas do mundo estarão em Tóquio, no Japão, em busca da medalha inédita no maior evento esportivo do planeta. No início do ciclo olímpico de 2020, os skatistas brasileiros subiram três vezes ao pódio nos campeonatos mundiais promovidos neste mês de setembro, nas provas de park e de street.
A edição japonesa dos Jogos contará com 80 skatistas, dos quais 40 irão encarar as provas de park e outros 40 irão mostrar as suas habilidades no street (20 em cada sexo). O Brasil é considerado atualmente uma das grandes potências mundiais na modalidade.
A principal competição do ano na categoria park foi realizada em Xangai, na China. Os melhores atletas do ranking mundial e os campeões continentais disputaram a última etapa do circuito Vans Park Series. O brasileiro Pedro Barros conquistou o vice-campeonato do evento.
O sueco Oskar Hallberg ficou com a medalha de ouro, ao somar 94,92 pontos. Pedro Barros somou 93,46. O pódio foi completado por Tom Schaar, que ficou em terceiro, com 90,82.
A prova feminina teve dobradinha norte-americana. Nora Vasconcellos levou o título, com 87,07, e Brighton Zeuner ficou em segundo, com 86,25. A japonesa Kisa Nakamura ficou em terceiro lugar. A brasileira Yndiara Asp terminou na oitava colocação. O torneio em Xangai definiu também os skatistas fixos do circuito para a próxima temporada, no ano que vem.
Na Street League Skateboarding (SLS), Mundial da categoria, o Brasil subiu duas vezes ao pódio, na última etapa do evento disputada em Los Angeles. O skate street é uma das novas modalidades olímpicas e fará parte dos Jogos de Tóquio 2020, tendo o Brasil como um dos fortes candidato à medalha.
Letícia Bufoni conquistou o vice-campeonato, ao ser ultrapassada na última rodada pela americana Lacey Baker, que levou o ouro do evento. O terceiro lugar ficou com a americana Mariah Duran. Pamela Rosa foi outra brasileira na disputa. Ela terminou em quinto lugar.
No masculino, o americano Nyjah Huston ganhou o Super Crown, seguido pelo australiano Shane O’Neill. O brasileiro Kelvin Hoefler ficou na terceira colocação. O país foi representado também por Carlos Ribeirinho, que ficou em sexto, e por Tiago Lemo, em oitavo.
Novos esportes
Além do skate, os Jogos de Tóquio os atletas do surfe, beisebol/softbol, escalada e caratê estarão em busca de medalhas pela primeira vez no evento multiesportivo.
Por Rede do Esporte