Iguaí: I Feira agroecológica do município foi realizada hoje (07) .
Diversidade, qualidade, sabores da agricultura familiar e reforma agrária na I Feira agroecológica de Iguaí, município inserido no Território Médio Sudoeste da Bahia
Foi realizada na manhã de hoje (07), a I Feira agroecológica, trazendo para Iguaí e região o resgate dos saberes e sabores, cultura de nossos antepassados, com exposição, sementes crioulas, frutas in-natura da safra, como abacaxi, bananas variadas, melancias, jabuticabas, hortaliças, produtos processados como cocadas e doces diversos, biscoitos de polvilho de mandioca, artesanato e muito mais.
O Engenheiro Agrônomo e assentado de reforma agrária, Harri Silva, que participou da Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária – FEBAFES em Salvador/Seminário de Feira Agroecológica, promovido pela Câmara de Agroecologia analisou o resultado da feira como positivo, havendo êxito na comercialização dos produtos antes do horário estabelecido para o final da feira, às 12:00 h, servindo de estímulo para os agricultores.
A diretora do Colegiado Territorial do Médio Sudoeste da Bahia, Marilanda Lima, também esteve na feira e informou que, através de apoio do estado, viabilizou a participação de representantes de Iguaí, Nova Canaã, Itapetinga, Macarani, no Seminário de Feiras Agoecológicas em Salvador durante a FEBAFES no mês de novembro, como forma de incentivar a organização de feiras agoecológicas no Território. A participação territorial no seminário de Feiras Agroecológicas em Salvador favoreceu a inserção do município de Iguaí no calendário estadual de Feiras Agroecológicas.
Marilanda chamou a atenção para a importância de consumir alimentos agroecológicos, garantindo assim saúde e qualidade de vida, gerando renda para agricultura familiar e dinamizando a economia local. Parabenizou a gestão municipal pelo apoio em viabilizar as políticas públicas para agricultura familiar. Ruth Fainstein, Zootecnista, Erik Cerqueira, técnico em agroecologia e Tâmara, Sub coordenadora do Bahiater/SDR, parabenizaram a gestão municipal pelo apoio aos agricultores familiares e avanço na produção agroecológica e comercialização local.
O Coordenador de Agricultura, Rodrigo Nascimento demonstrou sua satisfação na realização da feira. Teceu agradecimentos ao gestor municipal, Ronaldo Moitinho, à Secretária de Educação, de transporte, a equipe do Bahiater na elaboração de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e ao público alvo: os agricultores Familiares de Iguaí. Grande expectativa foi gerada e correspondida pela população de Iguaí.
Clique na imagem abaixo e veja mais fotos:
Da Redação / Iguaí Mix