Competição náutica parte da Baía de Todos-os-Santos neste sábado
Maior competição nacional de canoa havaiana em longa distância e sem revezamento, o II Desafio Yacht Salvador – Morro de São Paulo será realizado neste sábado (3). Cerca de 200 atletas da Bahia e de mais 10 estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará, participam do evento, que tem apoio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur).
Os competidores iniciarão a travessia da Baía de Todos-os-Santos às 7h, quando será dada a largada da prova, no Yacht Clube. Depois, o trajeto seguirá por mar aberto até a chegada ao arquipélago de Tinharé, onde está localizada a ilha de Morro de São Paulo.
O percurso de 60 quilômetros deve ser realizado em 6 horas e meia. A recepção dos participantes será realizada na Terceira Praia. A solenidade de premiação está prevista para 17h30, seguida pelo show da banda Diamba.De acordo com a coordenação do II Desafio Yacht, atletas, familiares, amigos e equipes técnicas devem permanecer em Morro de São Paulo durante pelo menos três dias para desfrutar os atrativos da ilha.
Morro de São Paulo
Localidade turística do município de Cairu, na Costa do Dendê, Morro de São Paulo é dos destaques do turismo na Bahia. Além das belezas naturais e praias agradáveis, a ilha tem no turismo histórico-cultural um importante atrativo. Ícone do local, a Fortaleza do Morro de São Paulo foi restaurada e reaberta para acesso ao público no último dia 20 de janeiro.
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938, o monumento, datado do século XVII, foi edificado para evitar aproximação de embarcações inimigas, durante o período do Brasil Colônia.
Por Ascom/Setur