Dona Iracema critica o moralismo de forma divertida em novo clipe “Diabo na Raba”
Vídeo traz visual divertido e brinca com o tradicional comportamento do rock n’ll
O que acontece quando um grupo de metal recebe o espírito do diabo na raba? A resposta está no novo clipe da banda Dona Iracema, Diabo na Raba, lançado no último dia 23, com direção de Cornélio Cunegundes.
A música que faz parte do novo EP Caatincore Iracemático tem letra provocante e ritmo que mistura arrocha, baião e metal. Apesar do viés cômico, seu tema central é o moralismo enfrentado no meio cultural e na própria sociedade.
Alternando cenas e mudanças de figurino, é mostrado no clipe qual é o efeito de “receber” o diabo na raba: as camisas de banda dão lugar às caricaturas e os instrumentos ao rebolado. Os elementos visuais de cores vibrantes brincam a transgressão ao hardcore tradicional.
Assista “Diabo Na Raba”, novo clipe da Banda Dona Iracema
“O tema central da música é sério. A gente tem enfrentado nos últimos anos na Dona Iracema e na sociedade em geral com os falsos moralistas. E a nossa maneira de falar é na música, dentro do rock’n’roll. Apesar do tema ser sério ele pedia uma interpretação cômica. É maravilhoso receber esse espírito do diabo na raba porque os roqueiros ficam achando que o espírito do diabo deixa eles malvados e a gente, não. A gente rebola. (…) A gente está combatendo o moralismo”, fala Oscar Sampaio, baterista e idealizador do roteiro.
O EP Caatincore Iracemático completo já está disponível no Youtube.
Sobre Dona Iracema
A Dona Iracema é atualmente composta por Balaio (vocal), Diegão Aprígio (vocal e contrabaixo), Anderson Gomes (vocal e guitarra) e Oscar Sampaio (vocal e bateria).
Formada em 2012, na cidade de Vitória da Conquista (BA), a banda tinha, inicialmente, uma proposta de fazer covers. Tempos depois, vieram as composições próprias e uma nova identidade começou a se consolidar no grupo.
Com influências não só do rock/hardcore, mas também de ritmos regionais como o baião, forró e arrocha, a Dona Iracema se lançou no cenário musical baiano com uma nova proposta, denominada “Caatincore Iracemático”, enfatizando um estilo próprio que mescla o rock e a música regional com apresentações performáticas.
O nome “Dona Iracema” veio em meio a uma situação cotidiana, quando a mãe de um dos integrantes ligou para dar uma bronca no seu filho durante o ensaio e com o fim do telefonema a ideia de homenageá-la foi inevitável.
Em cinco anos de carreira, o grupo possui o EP “Dona Iracema” (2013), “Um pouco de CD” (2014) e “Máquina de Amarrar Jegue” (2016).
No currículo há também vários videoclipes, “Pederão” (2015), “Semifinal Olímpica” (2016), “Butanogás” (2017), o webclipe “ViageaJato”, (2013), “Celebrar” (2017), além da participação no DVD “A Conquista do Rock”, entre outros materiais inéditos ainda não divulgados.
Por Vagalume Assessoria