Após festa de despedida, Fofão aceita convite de Zé Roberto: “À disposição”
Ex-jogadora pode chegar a sua sexta edição de Olimpíadas, agora como integrante da comissão técnica: “Vou em busca de novos desafios”
Entre um abraço emocionado na festa de despedida de Fofão, José Roberto Guimarães fez o convite ao pé do ouvido da agora ex-jogadora, que se aposentou aos 45 anos. O técnico da seleção brasileira feminina de vôlei cumpriu o prometido e chamou, no último domingo, a campeã olímpica para continuar na equipe verde-amarela, assumindo uma nova função, dentro da comissão técnica. A resposta não foi imediata. Entre risos e lágrimas, Fofão ainda lidava com o turbilhão de sentimentos por viver pela última vez um dia de jogadora. Passado o momento de tributos, porém, a ex-jogadora confirmou que aceitou o convite e em breve se juntará a Zé Roberto na seleção.
Eu me coloquei à disposição, talvez não tão presente quanto ele queira, mas tendo a possibilidade de estar presente e contribuir de alguma forma, ele sabe que pode contar comigo – disse Fofão.
Eu falei baixinho para a Fofão, mas acho que ele estava meio nas nuvens com a festa. Já tinha falado isso publicamente também. Está tudo certo – disse Zé Roberto.
Convite aceito, Fofão tem tudo para chegar a sua sexta edição de Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016. Como levantadora, ela participou dos Jogos de Barcelona 1992, Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008 – e foi eleita a melhor levantadora em 2000 e 2008. Dona de um ouro e dois bronzes olímpicos, a ex-jogadora não ganhará uma nova medalha – comissão técnica não vai ao pódio nos Jogos -, mas pode ajudar a construir mais um título olímpico.
Eu vou em busca de novos desafios. O vôlei me ensinou a buscar coisas novas, buscar aprender com o que vem pela frente. Meu próximo desafio não vai ser mais um jogo, mas o que vier pela frente – disse Fofão.
A ex-jogadora já havia afirmado não ter intenção em curto prazo de ser técnica, mas que gostaria de trabalhar com levantadoras. É exatamente isso que Zé Roberto, que foi levantador, espera de Fofão na comissão técnica da seleção.
A ideia é ela cuidar das levantadoras. Estamos em três levantadores na comissão técnica, mas acho que ela tem muita coisa a acrescentar, muito a orientar, por todo conhecimento que ela adquiriu durante todos esses anos. É importante porque ela é uma referência para essas novas levantadoras que vão representar o Brasil em 2016, 2020 e 2024 – explicou o técnico.
Zé Roberto deixou a ex-jogadora à vontade para iniciar na nova função quando se sentir pronta. Depois de 30 anos em quadra, de mais um título da Superliga à frente do Rio de Janeiro e de disputar o Mundial de Clubes no começo deste mês, Fofão tem direito a descansar bastante.
A hora que ela quiser (pode começar). Via ter uma folga agora, acho que ela precisa, porque jogou o Mundial de Clubes e depois estava correndo na organização do evento (de despedida), que foi maravilhoso. Ela merecia. Acho que ela vai viajar com o João Márcio (marido da Fofão) e depois decide quando ela quer se apresentar – disse Zé Roberto.
…
Por Globo Esporte.com