Michel Macedo encerra sua participação nas provas de Slalom dos Jogos Olímpicos de Inverno

Brasileiro, de apenas 19 anos, não completou suas descidas nas apresentações do Slalom Gigante e o Slalom Especial em PyeongChang
Classificado para os Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018 como o mais jovem integrante da delegação brasileira, Michel Macedo chegou à Coreia do Sul ansioso e cheio de esperanças de sair-se bem nas quatro provas da modalidade esqui alpino para as quais estava inscrito. No entanto, uma queda nos treinos do dia 6 de fevereiro o tirou das disputas consideradas de alta velocidade – o Downhill e o Super G. Restaram as duas provas técnicas, o Slalom Gigante e o Slalom Especial. Em nenhuma das duas, contudo, Michel conseguiu completar a primeira descida.
Mesmo assim, o atleta de apenas 19 anos não desanimou. “Estou desapontado, claro. Mas aprendi muito aqui. Infelizmente, não foi como eu queria em termos de resultado. Vim para competir quatro e só competi duas. Achei que esquiei muito bem na parte que eu estava na pista”, afirmou o esquiador, logo após a prova do Slalom Especial, realizada na manhã desta quinta-feira (noite de quarta-feira no Brasil), no Yongpyong Alpine Centre, em PyeongChang.
A meta de Michel não era apenas completar a prova, como muitos esquiadores de países não tradicionais na modalidade fazem. Ele tentou fazer a melhor marca possível. “Eu estava mandando ver. Não vim aqui para esquiar facinho ou só para terminar. Vim aqui para mandar ver e conseguir um tempo bom. Não deu dessa vez, mas agora já começa o processo da próxima Olimpíada. Vamos trabalhar”, disse.
O brasileiro foi o 82º a descer, entre os 106 participantes. Ele explicou que vinha esquiando bem e decidiu aumentar o ritmo mais próximo do fim e acabou não fazendo uma passagem obrigatória por uma das portas (obstáculos no trajeto). Sem conseguir marcar tempo, ele foi desqualificado.
A dificuldade da pista estava altíssima. Apenas 46 esquiadores conseguiram completar as duas descidas cronometradas. Nem o favorito ao ouro, o austríaco Marcel Hirscher, chegou ao fim da primeira descida do Slalom. Ressalte-se que, na bagagem de Hirscher, estarão duas das cinco medalhas de ouro do esqui alpino em PyeongChang. Ele conquistou o Slalom Gigante e o Combinado. O segundo mais cotado também parou no meio do caminho, Henrik Kristoffersen, da Noruega, não completou segunda descida.
O vencedor foi o sueco Andre Myhrer, com o tempo acumulado de 1min38s99. Em segundo ficou o suíço Ramon Zenhäuser. O bronze foi para Michael Matt, da Áustria.
Bolsa Atleta
Todos os integrantes da delegação brasileira em PyeongChang são apoiados pelo programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte. Além dos dez atletas que estão na Coreia do Sul – nove competidores e um reserva no bobsled -, outros 62 que competem em modalidades de gelo e neve também são apoiados pelo programa.
Conheça as provas de Esqui Alpino
Downhill
Cada atleta desce uma única vez, sozinho, a pista que tem inclinação entre 15 e 30 graus. A característica principal da prova é a alta velocidade, que pode atingir até 140 km/h. Quem descer no menor tempo fica com a medalha de ouro. Os esquis normalmente tem 2,5m de comprimento.
Super G
A inclinação é mais acentuada e as distâncias entre as portas são de pelo menos 25 metros, mas chegam a 60 metros, exigindo do atleta uma combinação de técnica e velocidade para fazer as curvas mais longas. A prova é decidida pelo tempo de uma única descida.
Slalom
É considerada uma prova técnica. Os esquiadores descem em zigue-zague e precisam de muita técnica para passar entre as portas do percurso. No masculino, o número de portas varia de 55 a 75. No feminino, elas vão de 45 a 60. A distância entre as portas varia de 75 centímetros a 13 metros. Cada atleta desce duas vezes, com tempos somados. A inclinação da pista é bem mais suave do que no Downhill. O esqui de slalom tem cerca de 1,65m.
Slalom Gigante
A diferença para o Slalom é o percurso mais longo e as portas mais espaçadas, com 25 a 30 metros de distância entre elas.
Combinado
O evento inclui um downhill e uma descida de slalom no mesmo dia. As duas tentativas são somadas e a medalha de ouro vai para quem tiver o menor combinado.
Por Rede do Esporte