Ginástica feminina é ouro por equipe e leva prata e bronze no individual geral

Pódios na prova que define a ginasta mais regular teve Flávia Saraiva em segundo e Jade Barbosa em terceiro
A graça e a técnica das brasileiras valeram o lugar mais alto no pódio por equipes no segunda dia de competições de ginástica artística nos Jogos Sul-Americanos da Bolívia. Na prova disputada no Pavilhão Municipal de Ginástica de Cochabamba, o time nacional, formado por Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Luiza Domingues, Thaís Fidelis, Carolyne Pedro, Anna Júlia Reis e Luiza Dominguez somou 210.200 nos quatro aparelhos: paralelas assimétricas, salto, trave de equilíbrio e solo. A Argentina ficou em segundo, com 202.733 pontos, e a Colômbia em terceiro, com 196.768.
Na disputa individual geral, que define a atleta mais completa da competição, Flávia Saraiva (52.900 pontos) deixou o ouro escapar com uma queda no solo. Acabou com a medalha de prata por uma diferença de 200 pontos em relação à argentina Martina Dominici, ouro na competição. O bronze ficou com Jade Barbosa, que atingiu 52.466 pontos.
“Eu gostei muito da competição e do resultado porque acabei de me recuperar de uma lesão. Nossa equipe competiu bem e acho que mesmo com o erro no final do solo, valeu a pena. Cada menina tem a sua especialidade e, às vezes, uma ganha, outra perde. Foi uma experiência incrível e considero que competi bem diante do momento que estava passando. A gente aprende muito com as quedas”, afirmou a brasileira.
A equipe feminina que veio para Cochabamba conta com a experiência de Flávia e Jade, mas também mostrou o potencial do Brasil na nova geração. Thaís Fidelis ficou em quarto no individual geral, com 51.767 pontos, e Carolyne Pedro em quinto, com 51.400. Anna Júlia Reis, que não competiu em alguns aparelhos, conquistou a pontuação mais alta no solo entre as brasileiras, um total de 13.433 pontos. Com o resultado, ela se classificou para a final individual do aparelho.
“A Anna Júlia fez uma coreografia com passadas incríveis. Pelo talento dela, acredito que ainda vai se destacar muito. É nova, tem muito ainda para viver. Eu e a Jade sempre ajudamos, não importa se uma do grupo é melhor que a outra. Nós somos uma família e sempre vamos compartilhar nossa experiência”, ressaltou Flávia Saraiva.
Disputa por aparelhos
O próximo desafio das atletas é a competição por aparelhos, agendada para terça-feira (29.05) e quarta-feira (30.05). No solo, além de Anna Júlia, também se qualificou Thaís Fidelis. No salto sobre a mesa, Luiza e Carolyne estão classificadas. Jade Barbosa e Flávia Saraiva vão disputar as paralelas assimétricas e a trave de equilíbrio.
Por Rede do Esporte