Seleção Brasileira de futebol de 5 garante vaga como líder do grupo no Mundial
Equipe termina a participação na fase de grupos com nove pontos, 23 gols marcados e apenas dois sofridos
A Seleção Brasileira de futebol de 5 garantiu sua terceira vitória no Mundial da Espanha ao derrotar a Inglaterra por 3 a 0, na segunda-feira (11), no Colégio Sagrado Coração de Chamartín, em Madri. Agora, espera pela definição do Grupo B, de onde sairá seu adversário nas quartas de final, em confronto marcado para quarta-feira, às 14h (de Brasília), com transmissão ao vivo do Facebook do CPB.
O chamado “grupo da morte” do Mundial continua indefinido, mesmo com a vitória argentina diante da França, também nesta segunda, por 3 a 0. A Argentina lidera, com seis pontos, seguida pela Colômbia (4) e pelo Irã (3), que decidem a outra vaga da chave nesta terça (12). O Brasil vai enfrentar o segundo colocado desse grupo. Os franceses já estão eliminados.
Após bater Mali (6 a 1) e Costa Rica (14 a 1), os tetracampeões mundiais comandados pelo técnico Fábio Vasconcelos encontraram um oponente bem mais qualificado. Fortes fisicamente, os atletas britânicos dificultaram bastante o jogo ofensivo de Ricardinho, Jefinho e companhia, especialmente no primeiro tempo.
Aos poucos, porém, os ingleses se cansaram, e o Brasil achou espaços para balançar as redes com Gledson, no fim da etapa inicial, além de Ricardinho e Jefinho, já no segundo tempo.
O Brasil termina sua participação na fase de grupos com nove pontos, 23 gols marcados e apenas dois sofridos. Em Madri, a equipe busca seu quinto título mundial, depois das conquistas em 1998 (Campinas-BRA), 2000 (Jerez de la Frontera-ESP), 2010 (Hereford-ING) e 2014 (Tóquio-JAP). Apenas a Argentina também já conseguiu vencer a Copa, em 2002 e 2006.
A sétima edição do Mundial reúne 16 seleções, recorde de participantes até hoje. Além da taça, o campeão garantirá vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Todas as partidas do Brasil estão sendo sendo transmitidas pelo Facebook do CPB.
Rodada
Além da vitória argentina sobre a França, o quinto dia de competição teve também o primeiro triunfo da Rússia, atual campeã europeia, que derrotou a Coreia do Sul por 3 a 0, em jogo válido pelo Grupo C. Os russos somam quatro pontos e decidem amanhã, contra a líder e já classificada China, seu futuro no torneio. Se perderem, darão chances ao México, que tem três pontos e pega os sul-coreanos.
Pelo Grupo A, a dona da casa Espanha decepcionou e acabou derrotada pela Turquia: 1 a 0. Apesar de já ter assegurado seu lugar nas quartas de final, o conjunto espanhol, que terminou sua participação na primeira fase, pode perder a liderança da chave para a Tailândia, rival de Marrocos nesta terça.
Por fim, pelo grupo do Brasil, a estreante seleção de Mali conseguiu sua primeira vitória em Copas ao derrotar outra debutante, a Costa Rica, por 1 a 0. Os costa-riquenhos ainda têm uma partida a disputar nesta fase, diante dos ingleses, amanhã.
Por CPB