Primeira rodada da Copa termina com 38 gols e Cristiano Ronaldo como artilheiro

Após 16 dos 64 jogos do Mundial, média é de 2,3 gols por partida. Primeiros resultados têm amplo domínio europeu. Artilheiro de Portugal marcou três gols na estreia contra a Espanha
A vitória de Senegal sobre a Polônia, por 2 x 1, nesta terça-feira, encerrou a primeira das três rodadas da fase de classificação da Copa do Mundo da Rússia 2018. Com isso, 16 das 64 partidas programadas estão concluídas e todas as 32 seleções estrearam. O resultado parcial indica 38 gols marcados, uma média de 2,3 por partida. Houve apenas três empates registrados, um deles envolvendo a Seleção Brasileira, que ficou na igualdade em 1 x 1 com a Suíça. Em todas as partidas a bola balançou a rede pelo menos uma vez.
Outro duelo que terminou sem vencedores foi possivelmente o mais emocionante da competição até agora: Espanha x Portugal fizeram um jogão em que brilhou a estrela de Cristiano Ronaldo. O atacante do Real Madri mostrou porque foi eleito o melhor do mundo em cinco ocasiões e anotou os três gols de sua seleção no empate por 3 x 3: um de pênalti, outro de falta e um da entrada da área, contando com a colaboração do goleiro De Gea.
O “hat trick”, como gostam de nomear os ingleses, deixou o atacante luso como o artilheiro isolado da competição. Logo atrás, com dois gols, aparecem o goleador inglês Harry Kane, o grandalhão belga Lukaku e o russo Cheryshev.
A radiografia dos confrontos mostra, nesse início de Mundial, uma performance favorável aos países europeus, que se saíram vencedores em oito dos 13 confrontos em que estiveram envolvidos. Foram apenas duas derrotas, as da Polônia para Senegal e a da Alemanha diante do México.
O tropeço dos atuais campeões mundiais foi a face mais radical dos tropeços de seleções cotadas para o título. A Argentina, de Lionel Messi, ficou no 1 x 1 com a Islândia, mesmo placar do Brasil com a Suíça. Os sul-americanos, aliás, ficaram devendo. A única vitória veio com o Uruguai, com o placar mínimo diante do Egito. O Peru acabou derrotado pela Dinamarca por 1 x 0 e a Colômbia, que teve o meia Carlos Sanchez expulso logo aos três minutos de jogo, acabou derrotada pelo Japão por 2 x 1.
Entre os outros ditos “grandes”, a França teve dificuldade para chegar ao 2 x 1 diante da Austrália e a Bélgica teve atuação promissora no segundo tempo para fazer 3 x 0 no Panamá. Os anfitriões, até agora, fizeram um belo “dever de casa”. Chegaram aos seis pontos já levando em conta o primeiro jogo da segunda rodada da competição, numa vitória por 3 x 1 sobre o Egito, e abriram a campanha com a sonora goleada por 5 x 0 sobre a Arábia Saudita.
Todos os resultados da primeira rodada:
Grupo A
- Rússia 5 x 0 Arábia Saudita
- Egito 0 x 1 Uruguai
Grupo B
- Marrocos 0 x 1 Irã
- Portugal 3 x 3 Espanha
Grupo C
- França 2 x 1 Austrália
- Peru 0 x 1 Dinamarca
Grupo D
- Argentina 1 x 1 Islândia
- Croácia 2 x 0 Nigéria
Grupo E
- Costa Rica 0 x 1 Sérvia
- Brasil 1 x 1 Suíça
Grupo F
- Alemanha 0 x 1 México
- Suécia 1 x 0 Coreia do Sul
Grupo G
- Bélgica 3 x 0 Panamá
- Tunísia 1 x 2 Inglaterra
Grupo H
- Colômbia 1 x 2 Japão
- Polônia 1 x 2 Senegal
Por Rede do Esporte