Copa do Mundo reúne os 20 mesatenistas de destaque continental em 2018 na França
Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi são os representantes brasileiros na competição que será disputada entre sexta-feira (19.10) e domingo
A Disneylândia de Paris terá a visita nesta semana dos astros do tênis de mesa. De sexta a domingo (19 a 21 de outubro), ocorre a Copa do Mundo Individual Masculina, na Disney Event Arena. Os brasileiros Hugo Calderano, número 11 do mundo, e Gustavo Tsuboi, 48º do ranking, disputam a competição como campeão e vice da Copa Pan-Americana.
Ao todo, serão 20 atletas em busca do título. Entre eles, os principais rivais de Calderano na briga por uma vaga no Top-10 do ranking. Se o brasileiro for bem, deve voltar a figurar na lista dos dez melhores do planeta, em razão da alta pontuação do torneio.
Os ingressos para os dois últimos dias da competição estão esgotados há meses: “Imagino que o fato de ser na Disneylândia tenha contribuído. Atrai interesse não só do público que vai assistir, mas de quem acompanha pela TV ou internet. As possibilidades de transformar a competição de tênis de mesa num evento de entretenimento são enormes. Espero que seja uma grande festa para quem vai acompanhar”, afirmou Calderano.
Tsuboi faz coro com o companheiro de Seleção: “É um bom atrativo para o público. Deve atrair gente da Europa inteira e de outros continentes para assistir ao torneio e passear com a família. Vão poder ver alguns dos melhores jogadores do mundo e se divertirem”, disse o atleta, que é o brasileiro que mais longe chegou na história da competição. Em 2015, Tsuboi parou nas quartas de final, superado pelo japonês Jun Mizutani, que foi medalhista de bronze nos Jogos Rio 2016.
O principal favorito ao título é o chinês Fan Zhendong, atual número um do mundo e que garantiu a classificação vencendo a Copa Asiática. Outros fortes candidatos são o também chinês Lin Gaoyuan, número cinco do mundo e segundo colocado no torneio asiático, além do veterano Timo Boll, vencedor da Copa Europeia e do Campeonato Europeu de 2018. É o atual número três do mundo.
A nova geração também estará representada. Dois atletas que conquistaram medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires estão na disputa. O japonês Tomokazu Harimoto, de 15 anos, foi medalhista de prata na chave individual e por equipes no megaevento juvenil na Argentina. Número oito do mundo, Harimoto ganhou a vaga no torneio de Paris com o quinto lugar na Copa Asiática. Outro jovem inscrito é o americano Jha Kanak, de 18 anos, bronze na chave individual na Argentina. Ele foi o terceiro na Copa Pan-Americana.
Forma de disputa
A Copa do Mundo tem uma fase preliminar e um mata-mata. A preliminar envolve do nono ao vigésimo melhores ranqueados, o que inclui os dois brasileiros. Os 12 atletas são divididos em quatro grupos, cada um com três integrantes. Todos jogam entre si dentro da chave em turno único. Os dois melhores de cada grupo, um total de oito atletas, se classificam. Eles se juntam aos outros oito melhores ranqueados para montar um mata-mata de oitavas de final. A partir daí, partidas eliminatórias até a decisão.
Por Rede do Esporte