Ginasta Rebeca Andrade é destaque no primeiro dia da Copa do Mundo de Cottbus
Atleta terminou em primeiro lugar na qualificação do salto e avançou para a final. Jade Barbosa terminou em oitavo e também se classificou
A brasileira Rebeca Andrade foi um dos destaques individuais no primeiro dia de disputa da FIG Individual Apparatus World Cup, em Cottbus, na Alemanha. Com um resultado que lhe daria a medalha de prata no último Mundial de Doha, Rebeca ficou em primeiro no qualificatório do salto, com a nota média de 14,766. A prova classificatória para as finais foi disputada na quinta-feira (23.11).
No mesmo aparelho, Jade Barbosa obteve a oitava colocação (13,966) e também se classificou para a disputa de medalhas do próximo sábado (24.11). Rebeca ainda assegurou presença na final das paralelas assimétricas, ao ficar na sétima colocação (14,133). Na mesma prova, Lorrane Oliveira ficou em 11º (13,200), fora da fase decisiva.
No masculino, nenhum ginasta brasileiro conseguiu se classificar para as finais na quinta-feira. O melhor desempenho ficou com Arthur Nory, nono lugar no solo, com 14,100, a 0,033 da última vaga. No mesmo aparelho, Lucas Bitencourt terminou na 25ª posição (13,033).
No cavalo com alças, Francisco Barreto ficou em 14º (13,633) e Péricles Silva, em 22º (13,100). Nas argolas, Lucas completou a prova em 27º (12,200).
Nesta sexta-feira (23), haverá a disputa do segundo dia do qualificatório. No feminino, o Brasil participará com Flavia Saraiva (trave e solo), Jade Barbosa (solo) e Rebeca Andrade (trave). No masculino, estarão na disputa Arthur Nory (salto e barra fixa) e Francisco Barretto (barra fixa).
A Copa do Mundo de aparelhos é uma novidade no calendário da Federação Internacional de Ginástica (FIG), na qual podem participar atletas especialistas ou não. A etapa de Cottbus será a primeira de uma série de oito campeonatos a serem realizados até 2020. Os ginastas que somarem mais de três participações poderão buscar a classificação para a Olimpíada de Tóquio.
Por CBG