Nova Canaã: Projeto Escolas Culturais promove Encontro da Cultura Popular
O Projeto Escolas Culturais promoveu no último sábado (19) um Encontro de Cultura Popular em Nova Canaã, na Praça Lomanto Junior, que aconteceu como uma verdadeira celebração das tradições regionais.
De acordo com Uilson Pedreira, coordenador do projeto no município, “Tanto as culturas populares como as identitárias são patrimônios que merecem ser valorizados, seja para manter as tradições regionais representadas por estes grupos culturais, seja pela importância educativa traduzidos nesses valores”.
Os grupos de Terno de Reis liderados por Joaquim Lacerda, de Iguaí, e Zé do Tai, de Nova Canaã, se revezaram com seus versos, toques de gaitas, tambores e performances do Bumba meu Boi, encantando o público de faixa etárias diversas que prestigiaram, do início ao final, as apresentações dos mestres populares. No segundo momento, foi a vez da tradicional Pila do Café de Iguaí.
A Pila do Café uma manifestação secular do tempo dos cafezais e da escassez da máquina para beneficiamento do café, em que os trabalhadores, naquele período, misturavam lazer, através das cantigas e chulas de produção coletiva dos homens no comando do pilão de madeira e as mulheres na sopra da palha do café, com o uso da peneira de bambu.
A noite foi encerrada com música popular, com participações do cantor e compositor Eurípedes Moitinho, Alex e tecladista, ambos de Iguaí, juntamente com a cantora Lulu Pink e do instrumentista Marlon, que são de Nova Canaã.
Da Redação / Iguaí Mix